*Matéria atualizada às 20h05 para corrigir informação de números de profissionais de medicina que estava na aeronave.
Eduardo Baptistella, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CRM) do Paraná, disse que cerca de 15 médicos morreram no avião que caiu nesta sexta-feira em Vinhedo, interior de São Paulo. Os profissionais de medicina estavam entre os 57 passageiros.
A aeronave tinha capacidade para 68 pessoas. No total, 61 pessoas morreram. O Conselho Federal de Medicina confirmou as mortes e declarou pesar no fim da tarde de hoje. Médicos iam para congresso de oncologia em São Paulo.
As oncologistas Arianne Albuquerque Estevan Risso e Mariana Comiran Belim estavam entre vítimas. O Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel emitiu nota de pesar para as duas médicas: “Profissionais competentes e que encontraram a realização de um sonho: salvar vidas”.
Sarah Sella Langer era médica pediatra, alergista e imunologista, e doutora em ciências da saúde pela USP. Formada em médicina na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e com um vasto currículo, a profissional atuava como imunologista na Clínica Petit e pediatra do pronto-socorro do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HOUP).
“De forma especial, o CFM se dirige aos parentes e amigos dos médicos que se encontravam a bordo e estavam a caminho de um congresso de oncologia na cidade de São Paulo (SP), em busca de conhecimento e atualização, prática comum e necessária entre os membros da categoria“.
Kharine Gavlik Pessoa Zini era fisioterapeuta, formada em 2001. Era especialista em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia Cárdio-Respiratória, trabalhando em reabilitação pulmonar, câncer, poluição tabágica, esvaziamento axilar e quadrantectomia.
Outras vítimas
O desastre matou também o casal Hiales Carpine Fodra e Daniela Schulz. Ele era representante comercial de uma farmacêutica e ele era fisiculturista. Os dois viviam em Ubiratã (Paraná).
Antonio Deoclides Zini Júnior era diretor de frota e manutenção na transportadora ‘Pra frente Brasil’.
Simone Mirian Rizental era professora no Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto em Cascavel (PR).
Rafael Fernando dos Santos e sua filha Liz Ibba Do Santos, de 3 anos. Rafael era catarinense e tinha ido buscar a filha para passar o Dia dos Pais com ele em Florianópolis.
Deonir Secco era professor associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Também foi professor de Agronomia na Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) de março de 1992 a junho de 2002, onde lecionou as disciplinas de Máquinas e Mecanização Agrícola.
Ana Caroline Redivo era nutricionista em Cascavel, no Paraná.
Edilson Hobold era professor doutor do curso de Educação Física na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).
Eliane Andrade Freire estava indo visitar a família em São Paulo, onde nasceu. Era farmacêutica industrial com mais de 20 anos de experiência. Além disso, era supervisora de garantia de qualidade de uma distribuidora de produtos farmacêuticos com sede no Paraná.
Laiana Vasatta e Adriana Maria Santos eram advogadas em Cascavel, no Paraná. A primeira especialista em direito aéreo e a segunda era cartorária e graduada em direito. A OAB Cascavel emitiu nota de pesar pelas duas.
Silvia Cristina Osaki era professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A universidade lamentou a morte da profissional.
Confira a lista de tripulantes
Debora Soper Avila, 28 anos (comissária). Avila era de Porto Alegre e trabalhava na Voepass desde março de 2023. Ela tinha formação em recursos humanos e já tinha trabalhado em outra companhia aérea, a Avianca, entre 2018 e 2019. Na rede social, se definia como “apaixonada por aviação”.
Rubia Silva de Lima, 41 anos (comissária). Era de Ribeirão Preto (SP), cidade do interior onde está localizada a sede da companhia aérea. Estava na companhia desde 2010. Foi agente de aeroporto e depois promovida a comissária, que era seu sonho, segundo afirmou o CEO da Voepass, Eduardo Busch, em coletiva nessa sexta-feira (9).
Humberto de Campos Alencar e Silva, 61 anos (copiloto). Silva estava na empresa há quase cinco anos e tinha mais de cinco mil horas de voo, segundo a Voepass.
Danilo Santos Romano, 35 anos (piloto). O piloto com 10 anos de experiência estava na Voepass desde novembro de 2022, onde começou como copiloto de ATR72, passando a comandante em julho de 2023, segundo informações de seu perfil em uma rede social. Ele já havia atuado em outras companhias, entre elas a colombiana Avianca e a Air Astana, do Cazaquistão, e pilotado aeronaves maiores, como Airbus A320/A330, em rotas nacionais e internacionais.
Confira lista de passageiros
- Rosangela Souza
- Eliane Andrade Freire
- Luciani Cavalcanti
- José Fer
- Denilda Acordi
- Maria Auxiliadora Vaz De Arruda
- José Cloves Arruda
- Nelvio José Hubner
- Gracinda Marina Castelo Da Silva
- Ronaldo Cavaliere
- Silvia Cristina Osaki
- Wlisses Oliveira
- Hiale Scarpine Fodra
- Daniela Schulz Fodra
- Regiclaudio Freitas
- Simone Mirian Rizental
- Josgleidys Gonzalez
- Maria Parra
- Joslan Perez
- Mauro Bedin
- Rosangela Maria De Oliveira
- Antonio Deoclides Zini Junior
- Kharine Gavlikpessoazini
- Mauro Sguarizi
- Leonardo Henrique da Silva
- Maria Valdete Bartnik
- Renato Bartnik
- Hadassa Maria Da Silva
- Raphael Bohne
- Renato Lima
- Rafael Alves
- Lucas Felipe Costa Camargo
- Adrielle Costa
- Laiana Vasatta
- Ana Caroline Redivo
- José Carlos Copetti
- Andre Michel
- Sarah Sella Langer
- Edilson Hobold
- Rafael Fernando dos Santos
- Liz Ibba Do Santos
- Paulo Alves
- Pedro Gusson do Nascimento
- Rosana Santos Xavier
- Thiago Almeida Paula
- Adriana Santos
- Deonir Secco
- Alipio Santos Neto
- Raquel Ribeiro Moreira
- Adriano Daluca Bueno
- Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
- Diogo Avila
- Luciano Trindade Alves
- Isabella Santana Pozzuoli
- Tiago Azevedo
- Mariana Belim
- Arianne Risso