A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou nesta quinta-feira (8), a formatura de 367 novos sargentos em Santa Catarina. A solenidade de formatura em Florianópolis aconteceu na Academia de Polícia Militar da Trindade.
O curso de formação de sargentos começou no dia 29 de abril e teve 510 horas/aula em 23 disciplinas. Na solenidade da Grande Florianópolis, serão formados 117 novos alunos sargentos dos 1º e 11º Comandos Regionais de Polícia Militar (CRPM).
Durante esse período, os militares foram treinados para desenvolver habilidades de comando e condução, além de orientar as respectivas frações de tropas.
O curso foi coordenado pela Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças e foi realizado simultaneamente em Florianópolis, Lages, Chapecó, Joinville, Criciúma, Blumenau, Tubarão e Jaraguá do Sul.
Os militares passaram por instruções teóricas e práticas, estágios, escalas de serviço e operações no campo da segurança pública, buscando proporcionar uma nova dimensão aos novos sargentos, dando enfoque para as atividades fins, capacitando-os para comandar, conduzir e orientar as frações de tropa, baseando-se dentro da filosofia de Ordem Pública.
Foram realizadas diversas premiações pelo esforço e dedicação daqueles que se destacaram no decorrer da formação, em várias áreas de conhecimento, como Direitos Humanos e Disciplinas Policiais, e a melhor colocação dentro do curso em Florianópolis.
O Paraninfo da turma foi o subtenente Sydney Nestor Bernardes. O aluno sargento Rafael Dias alcançou o primeiro lugar geral do Curso com média de 9,890.
Nome da turma: Tradicionalmente os militares que passam pela formação escolhem o nome da turma que está se formando, como uma forma de identidade e homenagem, sendo escolhido o nome do aluno sargento Celso Ricardo May.
May tinha 42 anos e ingressou na Polícia Militar em 15 de agosto de 2011. Era um policial militar dedicado e exemplar, com diversos elogios em sua ficha por bons serviços prestados, além de condecorações como o brasão do mérito pessoal de 3ª categoria e a medalha de bronze por ter alcançado 10 anos de serviço efetivo. Faleceu em 3 de maio de 2024, após sofrer um infarto enquanto dormia, deixando esposa e filha.