saude

Lula excede tempo e tem microfone cortado durante discurso na ONU

Avatar photo
O presidente brasileiro discursou durante a Cúpula do Futuro, realizada neste domingo (22), em Nova York.

Em seu primeiro discurso para a Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), durante a abertura da Cúpula do Futuro, em Nova York neste domingo (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve o microfone cortado.

Lula estava no meio da frase “O Sul Global não está representado de forma condizente com seu atual peso político, econômico e demográfico”, quando o microfone foi cortado logo após a palavra “peso”.

O corte segue uma regra estabelecida pelo presidente da Assembleia Geral da ONU, Philémon Yang: as falas de chefes de Estado e de governo não podem exceder cinco minutos de duração. Caso contrário, o discurso é cortado.

Apesar de ser interrompido pelos agradecimentos do presidente da sessão, o presidente prosseguiu com a fala, que passou a não ter áudio na transmissão oficial e nos alto-falantes da sede das Nações Unidas. 

Pacto do Futuro – O evento prévio à Assembleia Geral da ONU reúne líderes mundiais para debater formas de enfrentar as crises de segurança emergentes, acelerar o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e abordar as ameaças e oportunidades das tecnologias digitais.

Acompanharam o discurso de Lula na Sede das Nações Unidas, a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja; os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Marina Silva (Meio Ambiente); e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); além do assessor especial da Presidência, Celso Amorim.

Cúpula do Futuro e Assembleia Geral

A Cúpula para o Futuro é um evento paralelo à Assembleia Geral da ONU. O evento produziu um documento, aprovado neste domingo.

Ele foi negociado entre os estados-membros para reforçar a cooperação global e estabelecer compromissos para uma melhor adaptação aos desafios atuais, para o futuro do multilateralismo renovado e eficaz, para benefício das gerações futuras.

Na terça-feira (24), o presidente fará o tradicional discurso de abertura na Assembleia Geral das Nações Unidas. Por tradição, desde a 10ª sessão da cúpula, o presidente do Brasil é sempre o primeiro país a discursar.


LEIA TAMBÉM