Menino de 7 anos salva bebê com manobra aprendida em curso de bombeiro mirim

Avatar photo
Théo Luis, que participou do projeto Bombeiros Mirins na escola, colocou em prática o que aprendeu no curso e salvou o bebê engasgado.

LEIA TAMBÉM

Um vídeo emocionante viralizou nas redes sociais após um menino de 7 anos contar como salvou a vida de um bebê. Théo Luis Resende Custódio, aluno do projeto Bombeiros Mirins de Palhoça, relatou com detalhes como utilizou a manobra de Heimlich para desengasgar o bebê usando uma técnica de primeiros socorros (assista no vídeo abaixo).

“Quero contar para vocês uma experiência que eu vivi. Eu acho que eu salvei – nunca vou esquecer – um bebê de três meses”, começa narrando. O bebê na verdade tem 6 meses.

O menino aprendeu a manobra de Heimlich, como é chamada, durante um curso de formação de Bombeiros Mirins na mesma unidade escolar. O vídeo foi divulgado nesta semana pela própria corporação.

No vídeo, Théo diz que o engasgo ocorreu após “tomar o leite muito rápido”. Ele estava em um ateliê de costura durante as férias, com a sua madrinha. Lá havia uma mãe com seu bebê.

“Teve uma hora que eu pensei: cara, o que é que eu vou fazer? Eu salvo ou não salvo? Eu tive muita autoconfiança e eu o salvei, com a manobra a gente aprendeu no bombeiro mirim”, relatou.

Ele narrou que a mãe do bebê, que já era conhecida dos dois, ajudou a virá-lo. “Dei cinco tapas nas costas dele, virei, vi se ele estava bem. Se afogou de novo: um, dois, três, quatro, cinco. Aí na hora que deu os cinco tapas, ele já ficou bem”, comentou.

Segundo a avó de Théo, Glória Siqueira Resende da Silva, a situação ocorreu em 16 de julho. O relato, no entanto, foi feito nesta semana na escola. Segundo a avó de Théo, foi a mãe do bebê, Ciloca, quem a contou sobre a iniciativa.

O Theo foi extremamente seguro ao administrar a manobra no meu filho. Gael é muito afobado pra mamar e às vezes ele realmente engasga com o leite. Nesse dia o Theo estava conosco na sala e ao ver ele se engasgar, na mesma hora disse que sabia o que fazer e eu segui as orientações dele para virar o Gael pois ele iria realizar a manobra de primeiros socorros. Obrigada ao Corpo de Bombeiros que em parceria com as escolas proporcionam esse curso de suma importância para essa geração. Obrigada, Theo por você ser esse menino tão corajoso“, disse Ciloca.

O Corpo de Bombeiros de Palhoça destacou a importância de uma pessoa saber técnicas básicas de primeros socorros, independente da idade.

Confira abaixo instruções básicas sobre como agir em caso de engasgamento de bebês

O primeiro passo é manter a calma. Em seguida, deve-se fazer a desobstrução das vias aéreas superiores. Para isso, seguem abaixo instruções simples, seguidas de um vídeo explicativo com o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, presidente da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina:

  • Vire o bebê de bruços, em cima do braço (de quem irá fazer o desengasgamento);
  • Coloque os dedos indicador e médio no queixo da criança, mantendo a boca dela aberta;
  • Mantenha a barriga do bebê virada para baixo e uma perna separada de cada lado;
  • Deixe a cabeça um pouco mais baixa, inclinada em relação ao corpo;
  • Dê leves tapas na região das costas do bebê até que as vias aéreas sejam liberadas.

O primeiro sinal de que a criança voltou a respirar, é quando ela começa a chorar. Neste momento, coloque o bebê com as costas em seu peito e limpe qualquer secreção que esteja na boca ou nariz.