- Atualização às 16h25
- Informação atualizada para inserir informações sobre mais uma prisão em Treviso, no Sul catarinense.
Segundo o último balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foram registradas 12 ocorrências policiais até as 15h durante as eleições municipais em Santa Catarina. Nenhuma deles envolveu candidatos. Cinco pessoas foram presas.
O primeiro caso foi de um homem que fotografou a urna eletrônica em Joaçaba, no Meio-Oeste. Em Ouro Verde, no Oeste, outro homem foi detido. Conforme relato dos agentes da Justiça Eleitoral, o fiscal partidário encontrava-se abordando eleitores na entrada do Colégio eleitoral e os encaminhando até a sessão de votação, procedimento, este, vedado pela lei eleitoral.
Em Abelardo Luz, um eleitor foi preso por estar abordando e conduzindo pessoas até a seção de votação e fazendo transporte ilegal de eleitores. As demais prisões ocorreram em Palhoça (boca de urna) e São Francisco do Sul.
Além disso, três homens foram flagrados em Siderópolis, no Sul de Santa Catarina, com R$ 9,6 mil em espécie, materiais de campanha e uma lista com nomes. Eles foram levados à delegacia por suspeita de compra de voto.
Em Canoinhas, a PM recebeu denúncias pelo 190, onde foram relatadas suspeitas de crime eleitoral em seções do distrito de Marcílio Dias, Alto do Mussi em Três Barras e também em Major Vieia. A Polícia Militar informa que está presente nesses locais porém sem constatar os crimes eleitorais denunciados.
O marido de uma candidata a vereadora em Treviso, no Sul de Santa Catarina, foi preso em flagrante suspeito de compra de votos. Segundo a Polícia Civil, ele pagou 10 salários mínimos de fiança e foi liberado por volta das 15h20.
Segundo a Polícia Civil, ele estava com cerca de R$ 9,8 mil em dinheiro, e uma lista de nomes com valores destinados e envelopes para fracionamento das quantias. Os itens foram apreendidos.
Em Xaxim, foi registrado um atendimento por parte da Polícia Militar de ameaça à candidato, entretanto os autores não foram localizados.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), até as 15h foram 284 ocorrências envolvendo as eleições. Ao menos 89 urnas foram substituídas.