Um homem de 47 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (31) ao tentar obter registro profissional de médico no Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) com um diploma falso.
De acordo com o CRM-SC, a fraude foi descoberta durante a análise da documentação apresentada pelo homem. O setor responsável pela inscrição de médicos identificou inconsistências no diploma, que supostamente havia sido emitido por uma universidade catarinense. A instituição de ensino, ao ser consultada, confirmou a falsidade do documento.
Diante da situação, o CRM-SC acionou a Polícia Federal e a Polícia Civil, que registraram a ocorrência e deram início às investigações. O homem, que é enfermeiro concursado pela Prefeitura de Tijucas, havia prestado concurso para a vaga de médico no mesmo município no primeiro semestre deste ano e, após ser aprovado, buscava o registro profissional para assumir o cargo.
A Polícia Civil informou que existem outros inquéritos em andamento contra o suspeito, incluindo um por exercício ilegal da medicina em Tijucas.
“A autarquia tem intensificado suas medidas de fiscalização e verificação de documentos, visando coibir práticas fraudulentas, afim de garantir que somente profissionais devidamente habilitados exercem a profissão médica neste Estado”, afirmou o presidente do CRM-SC, Marcelo Lemos dos Reis.