DENGUE

Líder religioso é condenado a 45 anos por crimes sexuais em SC

Avatar photo
Réu foi condenado por crimes cometidos contra cinco mulheres. Ele também terá que pagar indenizações às vítimas.

LEIA TAMBÉM

Um líder religioso da cidade de Tubarão, em Santa Catarina, foi condenado a 45 anos de prisão após ser julgado por praticar crimes sexuais contra pelo menos cinco mulheres. As acusações incluem estupro, violação sexual mediante fraude e importunação sexual.

A condenação, resultado de uma investigação conduzida pela 2ª Promotoria de Justiça de Tubarão, revelou um padrão de abuso de poder e manipulação emocional sobre as vítimas, que o procuravam em busca de apoio espiritual.

De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o réu explorava a confiança que as vítimas depositavam nele como líder espiritual para cometer os abusos. Em muitos casos, ele teria simulado estar incorporado por entidades espirituais, afirmando que os problemas das mulheres só poderiam ser resolvidos mediante atos sexuais.

Os rituais religiosos eram utilizados como pretexto para aproximação, sendo que, em diversas ocasiões, o homem teria utilizado violência para conter a resistência das vítimas.

O processo também apurou que o réu enviava mensagens de teor sexual antes e depois dos abusos, reforçando o ambiente de submissão e medo. Segundo o Ministério Público, “o acusado manipulava a fé e a espiritualidade das fiéis, usando sua posição de autoridade para explorar a vulnerabilidade e fragilidade emocional das vítimas”, o que causou sérios danos psicológicos.

Além da pena de prisão, o homem foi condenado a indenizar as vítimas com valores que variam entre R$ 10 mil e R$ 20 mil. Preso desde maio, o réu teve negado o direito de recorrer em liberdade.

VOCÊ VIU?