refis

tres_barras

Rio Canoinhas transborda e força retirada de famílias em Três Barras

Avatar photo
A Defesa Civil também iniciou a retirada preventiva de moradores em áreas de risco após o rio atingir 6,3 metros.

LEIA TAMBÉM

O aumento do nível do rio Canoinhas obrigou a Defesa Civil de Três Barras a retirar famílias de suas casas na manhã desta sexta-feira (13), no bairro São Cristóvão. Com a previsão de mais chuvas, as autoridades alertam para o agravamento da situação e pedem a colaboração da população.

Água invadiu residências no São Crstóvão com a cheia do Rio Canoinhas – Foto: Luiz Meyer/NDTV – Reprodução/Canoinhas Online

Apesar da cidade não ter registrado chuvas nos últimos dias, a Defesa Civil informou que a cheia é resultado das chuvas do último fim de semana. Com isso, o volume de água represado nos rios da região passa pelo município nos próximos dias.

A Defesa Civil também iniciou a retirada preventiva dos moradores em áreas de risco devido ao alto nível do rio, que chegou a 6,3 metros, e à previsão de mais 25 milímetros de chuva para o fim de semana. As famílias que moram mais próximas do rio foram levadas para um abrigo, e os móveis foram recolhidos das residências.

A Defesa Civil de Santa Catarina já havia emitido um alerta para o risco de inundação ao longo desta semana, por conta da alta precipitação de chuva no último fim de semana.

A prefeita de Três Barras, Ana Cláudia Quege, convocou uma reunião com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e integrantes do governo municipal para alinhar estratégias diante das cheias.

As equipes seguem monitorando diversos pontos no município, além de acompanharem os alertas e previsões divulgadas pela Defesa Civil Estadual. A prefeitura informou ainda que limpeza realizada no Rio Barra Grande e o alargamento do Valetão devem contribuir para o escoamento das águas, ajudando a prevenir ou reduzir impacto de alagamentos.

Ciclone e frente fria trazem chuvas para Santa Catarina

Esta sexta-feira (13) foi instável no estado, devido a formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical, com centro entre o Litoral do Rio Grande do Sul do Uruguai.

O sábado (14) começa com chuva e temporais isolados em todas as regiões, por influência da frente fria, que se desloca rapidamente pelo estado. O sistema começa a se afastar para o mar entre o final da manhã e a tarde, à medida que o ciclone se desenvolve. O risco é moderado para ocorrências associadas a temporais como destelhamentos, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais.  

No domingo (15) o sol predomina e as temperaturas se elevam em todas as regiões catarinenses, com máximas superando os 30°C.

Entre a tarde e a noite a nebulosidade volta a aumentar em toda a divisa com o RS e retornam também as condições para pancadas de chuva e trovoadas isoladas, devido ao calor combinado ao deslocamento de umidade forçado pelo giro do ciclone no mar.

Notícia Anterior

NORMAS TÉCNICAS
Canoinhas disponibiliza cartilha para padronização das calçadas públicas

Próxima Notícia

POLÍTICA
Ipec: Governo Lula é ótimo para 34%; mesmo índice considera ruim

VOCÊ VIU?