O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou, neste domingo (12), que pelo menos sete pessoas morreram em Ipatinga (MG) vítimas de deslizamentos ocorridos após as chuvas na última madrugada. Os chamados para desabamento e vistoria somaram 58 ocorrências na cidade.

Entre as vítimas já identificadas está um menino, de 8 anos, outro de uma idosa, de 70, e mais um de um homem de 30 anos. No município de Santana do Paraíso, cerca de 13 km de distância de Ipatinga, um óbito foi registrado. Uma mulher de 36 foi resgatada, mas não resistiu e morreu. Os bombeiros informaram que quatro pessoas estão desaparecidas.
A prefeitura da cidade anunciou um decreto de calamidade pública após chuvas intensas que provocaram um volume de 80 milímetros de chuva, registrado em menos de uma hora.
A intensidade do temporal está entre as causas, segundo a administração municipal, para os deslizamentos de terra e alagamentos. As equipes de defesa civil trabalham para localizar possíveis vítimas soterradas.

O prefeito Gustavo Nunes afirmou, em entrevista para veículos locais, que a cidade vive um cenário de guerra. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, em postagem no X, anunciou que irá para a cidade nesta segunda (13) e pediu aos moradores que procurasse locais seguros.






