DENGUE

Pescador morre arrastado por correnteza durante fortes chuvas em SC

Avatar photo
A morte de Seu Zeca, como era chamado, foi a primeira morte confirmada no estado em meio aos temporais.

Governador Celso Ramos, localizada na Grande Florianópolis, foi palco da primeira fatalidade confirmada em Santa Catarina devido aos temporais que atingem o estado desde quinta-feira.

O pescador José Adalberto Sagas, conhecido como Seu Zeca, de 72 anos, morreu após ser arrastado pela correnteza enquanto tentava proteger sua embarcação. O corpo do idoso foi encontrado na manhã desta sexta-feira (17) no costão da Praia de Caravelas.

O acidente ocorreu na quinta-feira (16), durante o pico das chuvas intensas que assolaram a região. Segundo informações da prefeitura, Seu Zeca saiu para verificar o barco, atracado em um rio próximo à Praia de Palmas, mas foi surpreendido pela força da água.

Seu Zeca era aposentado, mas continuava pescando para complementar sua renda. Emerson Palhano, genro da vítima, lamentou a perda: “Ele foi tentar salvar o seu meio de sobrevivência. Era uma pessoa tranquila, alegre e trabalhadora. Muito batalhador”.

Situação no estado

O saldo das chuvas inclui ainda duas pessoas feridas, 781 desabrigadas e mais de 100 desalojadas. Até o momento, nove municípios declararam situação de emergência.

Santa Catarina segue nesta sexta-feira (17) em alerta para novos deslizamentos provocados pela chuva que continua na Grande Florianópolis, no Litoral Norte e no Vale do Itajaí. 

A Defesa Civil segue monitorando áreas de risco e auxiliando as populações afetadas. O Corpo de Bombeiros Militar orienta que a população evite áreas alagadas e respeite as recomendações de segurança.