gripe

Pescador morre arrastado por correnteza durante fortes chuvas em SC

Avatar photo
A morte de Seu Zeca, como era chamado, foi a primeira morte confirmada no estado em meio aos temporais.

LEIA TAMBÉM

Governador Celso Ramos, localizada na Grande Florianópolis, foi palco da primeira fatalidade confirmada em Santa Catarina devido aos temporais que atingem o estado desde quinta-feira.

O pescador José Adalberto Sagas, conhecido como Seu Zeca, de 72 anos, morreu após ser arrastado pela correnteza enquanto tentava proteger sua embarcação. O corpo do idoso foi encontrado na manhã desta sexta-feira (17) no costão da Praia de Caravelas.

O acidente ocorreu na quinta-feira (16), durante o pico das chuvas intensas que assolaram a região. Segundo informações da prefeitura, Seu Zeca saiu para verificar o barco, atracado em um rio próximo à Praia de Palmas, mas foi surpreendido pela força da água.

Seu Zeca era aposentado, mas continuava pescando para complementar sua renda. Emerson Palhano, genro da vítima, lamentou a perda: “Ele foi tentar salvar o seu meio de sobrevivência. Era uma pessoa tranquila, alegre e trabalhadora. Muito batalhador”.

Situação no estado

O saldo das chuvas inclui ainda duas pessoas feridas, 781 desabrigadas e mais de 100 desalojadas. Até o momento, nove municípios declararam situação de emergência.

Santa Catarina segue nesta sexta-feira (17) em alerta para novos deslizamentos provocados pela chuva que continua na Grande Florianópolis, no Litoral Norte e no Vale do Itajaí. 

A Defesa Civil segue monitorando áreas de risco e auxiliando as populações afetadas. O Corpo de Bombeiros Militar orienta que a população evite áreas alagadas e respeite as recomendações de segurança.