DENGUE

Cão em sofrimento: mulher é indiciada por maus-tratos em Mafra

Avatar photo
Cão foi encontrado em estado crítico de saúde, em situação de abandono, extremamente fraco, com sinais visíveis de maus-tratos.

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Mafra, concluiu a investigação e indiciou uma mulher por maus-tratos contra animais, conforme ocorrido no dia 29 de outubro de 2024. O crime ocorreu na Rua Santa Cruz, na Vila Ivete, em Mafra. No dias dos fatos, ela foi presa.

Na ocasião, um cão de porte médio, de cor preta e raça indefinida, foi encontrado em estado crítico de saúde, em situação de abandono.

O animal estava atrás de um sofá, sem acesso a água e com alimento deteriorado (restos de comida velha).

Ao avaliar as condições do cão, foi constatado que ele apresentava sinais de fraqueza e uma ferida infestada por larvas na parte traseira, infestada por moscas.

A Prefeitura de Mafra foi acionada para resgatar o cão, conforme os protocolos, e assumiu a responsabilidade pelo recolhimento do animal.

Após o resgate, o cão foi encaminhado para a Clínica Veterinária Auqimia. Após as investigações, a mulher, de 35 anos, mulher foi indiciada e segue para juízo competente.  

A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos, estabelecendo uma pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda.