Faleceu nesta segunda-feira (17), o escritor e historiador, especialista em História do Contestado, Fernando Luiz Tokarski, aos 67 anos. Ele lutava contra um câncer no pâncreas há dois anos e morreu em casa.
Seu corpo será velado a partir das 17h desta-segunda-feira (17), na Câmara de Vereadores de Canoinhas. O sepultamento ocorrerá às 11 horas desta terça-feira (18), no Cemitério Municipal de Canoinhas.
Tokarski possuía um valioso acervo histórico, que inclui mapas, fotografias e documentos relacionados ao Contestado e à história da região. Seu acervo foi utilizado em diversas pesquisas e publicações. Desempenhou um papel importante na preservação da memória da região, através da coleta e organização de documentos e informações históricas, com ênfase na guerra do contestado, colonização regional, erva-mate e comunicação.
História – Fernando Tokarski nasceu em Porto União, em 30 de maio de 1957. Historiador, professor e contista, morava desde oo 7 anos de idade em Canoinhas. É membro-fundador da Academia de Letras Vale do Iguaçu, de União da Vitória (PR) e membro da Academia de Letras de Canoinhas.
Em 2017, recebeu o Título de Cidadão Honorário da Câmara de Vereadores de Canoinhas.
É licenciado e especialista em História, além de licenciado em Comércio e especialista em Metodologia do Ensino. Durante quase 20 anos foi professor da disciplina de História do Contestado, na Universidade do Contestado (UnC).
Divulgador da História do Contestado, tem sua obra publicada em livros, revistas, jornais e CDs. Também projetou seu nome escrevendo contos regionalistas. Em 1985 foi distinguido com o prêmio “Virgílio Várzea”, a mais importante premiação literária de Santa Catarina.
Sua obra “O Tamboreiro de Pedras Brancas” foi escolhida e premiada pela Academia Catarinense de Letras como o melhor livro de contos publicado em Santa Catarina em 2010.
Pela atuação nas pesquisas e divulgação da História Regional e do Contestado, em 2007, recebeu da Assembleia Legislativa de Santa Catarina a “Medalha de Mérito do Contestado”.
Em 2012 também foi homenageado pela mesma Assembleia, por ocasião das comemorações do Centenário do Contestado. É sócio-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC).
Sua dedicação à história do Contestado deixará um legado importante para a região. Seu trabalho continuará a ser uma fonte de conhecimento e inspiração para as futuras gerações.