Uma estudante de Odontologia, identificada como Thamily Venâncio Ereno, de 23 anos, foi baleada na cabeça durante uma ação policial em Criciúma, no Sul de Santa Catarina. Ela foi atingida na tarde de sexta-feira (21) e seguia internada no hospital até este sábado (22), de acordo com a Polícia Civil.
O delegado regional de Criciúma, André Milanese, informou no início da tarde deste sábado, que a informação do hospital é que a mulher apresenta, desde sexta, quadro de morte encefálica, mas segue respirando.
Thamily é namorada de um rapaz de 20 anos que tinha mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e organização criminosa. Ele era o alvo da ação da Polícia Civil e foi preso.
A ação da Polícia Civil ocorreu no bairro São Sebastião por volta das 14h30 de sexta. O objetivo era o cumprimento do mandado de prisão temporária em aberto contra o homem de 20 anos.
Quando os policiais foram abordá-lo, ele estava com a companheira dentro de um carro de transporte por aplicativo. De acordo com a corporação, o motorista não obedeceu a ordem de parada e acelerou em marcha ré em direção aos agentes de segurança pública, que realizavam a abordagem por trás.
Em seguida, uma policial deu um tiro, que atingiu a companheira do homem. Ela estava sentada no banco de trás do carro. “A princípio, ela não tinha passagem [pela polícia], acabou sendo atingida, infelizmente, pelo disparo que a policial deu para se defender”, declarou o delegado regional de Criciúma.
De acordo com a Polícia Civil, foram prestados os primeiros socorros à mulher. Ela foi levada em estado grave ao Hospital São José de Criciúma.
O mandado de prisão contra o companheiro dela foi cumprido. “A gente entende que foi o foragido que pressionou o motorista do Uber a tentar fugir”, disse o delegado.
Segundo Milanese, o homem chegou a tentar quebrar o próprio celular no painel do carro. O aparelho, danificado, foi apreendido.
O motorista do carro tem 42 anos e foi preso em flagrante por tentativa de homicídio e desobediência. Ele foi levado ao presídio. O delegado confirmou que a prisão foi convertida em preventiva. O companheiro da vítima, foi encaminhado à Delegacia de Investigação Criminal.
A Polícia Civil declarou que foi feita perícia no local e no carro. Ao final, a Corregedoria da Polícia Civil será informada do resultado da investigação.