Na manhã deste sábado (22), o 3° Batalhão da PM de Canoinhas, em colaboração com a Polícia Militar Rodoviária e a Prefeitura Municipal, realizaram a “Operação Pitstop“. O objetivo principal da operação foi fiscalizar os veículos responsáveis pelo transporte escolar na cidade, garantindo a segurança dos estudantes.


A ação ocorreu no Parque de Exposições Ouro Verde, local estratégico devido à grande concentração de veículos que atendem as escolas do município. A escolha do sábado para a operação teve como intuito evitar o impacto na rotina escolar dos alunos.
O secretário da Educação, James Brey, e a vice-prefeita, Zenilda Lemos, acompanharam a ação. “Nós reconhecemos os problemas e é neles que estamos trabalhando para melhorar. Hoje aqui não é punição, é orientação. A missão é melhorar o transporte escolar em Canoinhas“, afirmou Brey.
Durante a primeira fase da operação, as equipes se concentraram na análise da documentação obrigatória e na verificação das condições de conservação dos veículos.
Além da fiscalização, as empresas de transporte receberam orientações sobre pontos que necessitam de melhorias, embora não representem riscos imediatos à segurança.
As empresas de transporte escolar terão um prazo de 30 dias para realizar as adequações necessárias apontadas pela fiscalização.
Nos casos em que foram identificadas situações de risco iminente à segurança dos alunos, os veículos foram impedidos de continuar o transporte até que as pendências sejam regularizadas, também com o prazo de 30 dias.
A Polícia Militar expressou sua gratidão à Prefeitura Municipal de Canoinhas pelo apoio fundamental na realização da operação, destacando o compromisso conjunto com a segurança e o bem-estar dos estudantes da cidade.