A primeira onda de frio de 2025 está se aproximando de Santa Catarina. A previsão é que, no estado, as temperaturas podem chegar a 1ºC já neste sábado (5).
A informação é da Epagri/Ciram, órgão oficial responsável pelo monitoramento do tempo e do clima no Estado. O monitoramento agrometeorológico é realizado por uma rede de mais de 250 estações de monitoramento espalhadas estrategicamente por todo o território catarinense.
Essa queda, embora não represente um frio intenso, favorece a formação de geada , especialmente no amanhecer de sábado.
Os meteorologistas preveem que as temperaturas devem ficar amenas já a partir de quinta-feira (03), devido a cobertura de nuvens e chegada de frente fria, que vai trazer temporais isolados.
Já na sexta (04), madrugada e manhã com mais nuvens e chuva isolada, especialmente no leste do estado, devido a frente fria.
No decorrer do dia, o tempo melhora com aberturas de sol na maioria das regiões com o avanço de uma massa de ar mais frio e seco. A temperatura estará em declínio. Mais frio à noite.
No sábado (05), sol e algumas nuvens em boa parte do estado devido a massa de ar mais frio e seco, com chance de chuva isolada apenas no litoral.
Temperatura mais baixa ao amanhecer, com mínima de 1 a 4°C no Planalto Sul e chance de geada. Durante o dia, temperatura amena com máximas de 20°C.
É importante ressaltar que as temperaturas podem variar em todo o estado. As regiões serranas são as mais propensas a temperaturas baixas.
Persistência do clima mais frio
Embora o frio mais acentuado esteja previsto para o amanhecer de sábado, as temperaturas mais baixas tendem a se repetir no domingo (6) e na segunda-feira (7), mesmo com a área de influência da massa de ar frio vindo a diminuir gradativamente. Este primeiro declínio de temperatura no outono indica a chegada de dias mais frescos, mas sem a intensidade de um frio rigoroso.
A Proteção e Defesa Civil recomenda que a população se prepare para essa mudança, cuidando da saúde e, especialmente, que os agricultores fiquem atentos à possibilidade de geada.
Frio mais intenso
Espera-se que, de abril a maio, as temperaturas fiquem acima da média climatológica.
Embora a tendência seja de dias mais quentes que o comum para a época, episódios de frio mais intenso são previstos especialmente em maio.
As noites e madrugadas serão de temperaturas significativamente mais baixas e formação de geada, principalmente do Extremo Oeste aos Planaltos Norte e Sul do estado.
A partir de junho, a atuação das massas de ar frio trarão dias consecutivos de temperaturas baixas.