O Grupo Escolar Ney Pacheco de Miranda Lima, de Canoinhas, foi destaque nacional pelo Ministério da Educação. Na unidade, 75 alunos estudam em período integral com aulas de horta, informática, maker, artes, educação física e inglês na jornada ampliada pelo programa Escola Integral em tempo integral.
“Estamos investindo cada vez mais no ensino em período integral e ter o reconhecimento da escola com uma experiência inspiradora no enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo quando o assunto é a educação pública das nossas crianças”, afirma a prefeita Juliana Maciel.
O ensino da unidade foi destaque na Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral do Ministério da Educação, realizado pelo Ministério da Educação em Minas Gerais no mês passado.
Foram apresentadas experiências que rompem com a fragmentação do conhecimento e buscam transformar a cultura escolar em uma educação plural, participativa e integrada à realidade do território.
A vice-prefeita Zenilda Lemos destaca que o reconhecimento nacional reforça o compromisso do município com uma educação que transforma realidades. “A Escola Ney Pacheco é um exemplo de como o ensino integral amplia horizontes e desperta o protagonismo das crianças. É gratificante ver uma escola de interior sendo referência para todo o país”.
A escola Ney Pacheco foi representada pela diretora de Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação, Liliane Knop Alves Machado, durante o evento. “Foi uma experiência enriquecedora ver o quanto o trabalho desenvolvido em Canoinhas está em sintonia com as melhores práticas do país”.
De acordo com o secretário de Educação, James Brey, 1584 alunos estudam no período integral em Canoinhas nas escolas e Centros de Educação infantil da Rede municipal, destes 811 crianças são de creche.
Esta é a segunda vez que a escola é destaque em 2025. A unidade foi contemplada com recursos do Poder Judiciário de Canoinhas para o desenvolvimento do projeto “Do Bosque à Mesa: A Dança das Abelhas pela Educação Ambiental”.
A unidade possui disciplinas ligadas à educação no campo e para aprimorar o trabalho desenvolvido utilizará os R$ 12.642,18 para construir uma estufa para o plantio de hortaliças, comprar caixas de abelha para implantação de um meliponário e para a aquisição de um notebook.
Confira imagens das crianças na unidade no Instagram.





