O Governo do Paraná confirmou, na tarde deste sábado (8), os nomes das seis vítimas que morreram durante a passagem do tornado classificado como EF3 pelo Paraná, na sexta-feira (7). Veja abaixo:

- José Neri Geremias, de 53 anos, de Guarapuava;
- Julia Kwapis, de 14 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;
- Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;
- Claudino Paulino Risse, 57 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;
- Adriane Maria de Moura, 47 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;
- José Gieteski, de 83 anos, de Rio Bonito do Iguaçu.
O governo do estado decretou luto oficial de três dias em memória às vítimas.
Tristeza
Julia Kwapis iria receber a Crisma – sacramento da Igreja Católica – neste sábado (8), mesmo dia em que a família reconheceu o corpo dela no hospital.
Ela estava na casa de uma amiga, em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado, quando foi arrastada pelas rajadas de vento, segundo a família.
Roberto Kwapis e Mari Kwapis, pai e mãe de Julia, explicaram à RPC que a filha estava planejando um churrasco com a família, para que comemorassem a celebração.
Depois de ficar ferida pelo tornado, a adolescente foi levada ao Hospital São José, em Laranjeiras do Sul – cidade a aproximadamente 18 quilômetros de distância. Não há informações de por quem e como ela foi socorrida.
A família ficou sem notícias da jovem durante toda a noite de sexta-feira e madrugada de sábado (8). Às 6h20, durante as buscas por informações, os pais foram comunicados que a filha estava no hospital da cidade vizinha.
“A princípio, o que a gente soube é que ela foi jogada, ela foi arrastada. Ela chegou aqui em um grau muito difícil… um grau quatro de sobrevivência. Ela estava muito machucada“, disse a mãe. Ainda segundo ela, Julia perdeu muito sangue por conta dos ferimentos e chegou a sofrer duas paradas cardíacas. “Os médicos fizeram tudo o que era possível, mas ela já chegou ao hospital em coma“, diz a mãe.
Levantamento
De acordo com o Governo do Estado, pelo menos 750 pessoas ficaram feridas e passaram por atendimento médico até o início da tarde deste sábado.
Às 17h, o Corpo de Bombeiros informou que não localizou mais ninguém nos escombros dos prédios danificados em Rio Bonito do Iguaçu. As forças de salvamento encerraram as buscas na área urbana e há sobrevoos em andamento na área rural. Não há nenhuma notificação de desaparecidos.
Levantamento divulgado às 16h40 pela Defesa Civil aponta que o tornado deixou ao menos 1.000 pessoas desalojadas e cerca de 28 desabrigadas na cidade.
Em toda a região, são 14,6 mil pessoas afetadas diretamente, com 672 casas danificadas – e os números ainda não contabilizam as casas de Rio Bonito do Iguaçu.







