refis

tres_barras

Nova regra para ACTs de SC: Licença médica e prazos mais rígidos

Avatar photo
A principal alteração proposta está relacionada aos ACTs que se precisam se licenciar do cargo para cuidar da saúde dos filhos menores de 18 anos.

LEIA TAMBÉM

Os professores contratados em caráter temporário (ACTs) da rede estadual de Santa Catarina estão perto de ter novas regras. A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Alesc) aprovou nesta terça-feira (21) um projeto de lei que muda a forma de contratação desses profissionais.

O objetivo é deixar a lei mais clara e resolver problemas que impediam o governo de aplicar as regras nos concursos da Secretaria de Educação (SED) e da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

O que muda para os professores?

A principal novidade é sobre a licença médica para cuidar dos filhos:

  • Afastamento por Doença de Filhos: ACTs terão direito a se afastar do trabalho com salário por até 15 dias para cuidar de filhos menores de 18 anos, mediante atestado médico.
  • Desligamento e Volta: Se o professor precisar de mais de 15 dias, ele será desligado do cargo. MAS, ele não perderá sua vaga na lista de aprovados e poderá ser recontratado no ano seguinte.

O projeto também estabelece datas fixas para a seleção de ACTs, buscando mais organização:

  • Edital Mais Cedo: O edital do processo seletivo deverá ser publicado até setembro do ano anterior ao da contratação.
  • Resultado Rápido: O resultado final da seleção deve ser divulgado, de preferência, até dezembro.

O Projeto de Lei (PL 267/2022), da deputada Luciane Carminatti (PT), segue agora para votação no plenário da Alesc, o que deve acontecer já nesta quarta-feira (22).