tres_barras

natal_canoinhas

Assistência Social leva cursos de produção natalina para comunidades do interior

Avatar photo
Nos últimos dias, duas comunidades rurais foram contempladas com o curso Natal com Doçura.

LEIA TAMBÉM

Imagine morar a 70 quilômetros do interior de Canoinhas e sentir aquela vontade de um rocambole. Percorrer 140 quilômetros até o Centro da cidade para comprar o doce em uma padaria é uma opção quase inviável.

É por isso que a Prefeitura de Canoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social, está levando conhecimento e oportunidades às mulheres do campo. O objetivo é simples e poderoso: permitir que a produção de doces natalinos aconteça dentro das próprias casas, fortalecendo a autonomia, os vínculos comunitários e o resgate de tradições.

Nos últimos dias, duas comunidades rurais foram contempladas com o curso Natal com Doçura – oficina de confeitaria afetiva, que ensina receitas de bolachas decoradas e rocambole, desde a massa até os recheios, coberturas e decoração. As capacitações foram realizadas pela Cozinha Comunitária em parceria com a Assistência Social Rural. 

Sítio dos Corrêa
A localidade de Sítio dos Corrêa, a 70 km do Centro, participou da capacitação no dia 18 de novembro. Ao todo, 17 mulheres vivenciaram um dia inteiro de aprendizado, troca de experiências e reencontro com a tradição de fazer doces natalinos em casa.

No dia 13 de novembro foi a vez da comunidade de Campo dos Pontes, que fica a aproximadamente 60 km de Canoinhas.

“Essas mulheres têm uma força inspiradora. Levar conhecimento até elas é também reconhecer o valor da vida no campo e fortalecer a autonomia dessas famílias”, destacou a prefeita Juliana Maciel, ressaltando que ações como esta aproximam o poder público das realidades mais distantes do município.

Durante a atividade, além das técnicas de confeitaria, o clima foi de convivência, de histórias compartilhadas e de orgulho pela cultura local. Para a vice-prefeita Zenilda Lemos, esse é um ponto essencial:

“Quando a gente chega numa comunidade como Sítio dos Corrêa, percebe que o saber do campo é imenso. Nosso papel é somar, oferecer ferramentas e valorizar ainda mais o protagonismo das mulheres rurais”, afirmou.

As atividades, organizadas pela Assistência Social Rural em parceria com a Segurança Alimentar/Cozinha Comunitária, foram concluídas com êxito e muita satisfação por parte das participantes. Para muitas, foi a primeira oportunidade de participar de uma formação desse tipo sem precisar se deslocar longas distâncias.

O secretário de Assistência Social, Vilson do Nascimento, destacou o impacto da iniciativa: “quando levamos um curso assim até as comunidades, estamos entregando mais do que receitas. Estamos entregando autonomia, renda potencial e união familiar. Ver a alegria das participantes nos mostra que estamos no caminho certo”.

Notícia Anterior

PROPINA
Corrupção em Timbó Grande: MPSC denuncia ex-presidente da Câmara e mais 8 réus

Próxima Notícia

AVENTURA INTERGALÁCTICA
Simulador de foguete ‘pousa’ em Três Barras para aventura inédita!