O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou um pronunciamento, em cadeia nacional de rádio e televisão, que será veiculado na noite deste domingo (30), às 20h30.
Com cerca de 6 minutos de duração, a declaração terá como destaque a sanção da lei que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil, assinada essa semana.
A ideia do Palácio do Planalto é destacar o impacto positivo da medida, que é uma das principais apostas da gestão petista para aumentar a popularidade do presidente Lula.
O pronunciamento também ocorre num momento delicado da relação do governo com o Congresso, e do distanciamento com os presidente a Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre. A expectativa é de que nessa fala de Lula reforce que está entregando uma promessa eu foi feita na campanha e que o alívio no bolso dos brasileiros já vai ocorrer a partir de janeiro de 2026.
Repetindo o mesmo cenário do pronunciamento por ocasião do Dia da Independência, Lula gravou o novo vídeo diante de sua mesa de trabalho, no gabinete do Palácio do Planalto, tendo a bandeira nacional e um quadro do mapa-múndi ao fundo.
A escolha do presidente, segundo a Assessoria, “busca refletir a imagem de um estadista e de um líder mundial com forte atuação no cenário global”.
No pronunciamento, além de destacar a promessa cumprida e os impactos sociais da isenção do IR o presidente também vai falar sobre programas sociais, como o Pé de Meio e Gás do Povo.

















