tres_barras

Pavilhão da COP30 segue fechada após incêndio; 13 pessoas foram atendidas

Avatar photo
O foco do incêndio se deu no Pavilhão dos Países, próximo ao estande da China, que fica a poucos metros da entrada principal da COP30. 

LEIA TAMBÉM

O intenso vai e vem dos participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, foi interrompido, por volta das 14h desta quinta-feira (20), quando gritos de “fire” (fogo em inglês) começaram a ecoar pelos corredores da Zona Azul, a área oficial de negociações do evento.

Ao mesmo tempo, equipes de segurança, incluindo bombeiros civis, passaram a orientar que as pessoas deixassem o local o rapidamente, o que gerou uma correria e um certo desespero.

Como a Zona Azul é extensa, superando mais de 1 quilômetro entre o portão de entrada e as últimas salas de reunião, nem todos estavam entendendo o que acontecia nos primeiros minutos. O foco do incêndio se deu no Pavilhão dos Países, próximo ao estande da China, que fica a poucos metros da entrada principal da COP30. As chamas começaram no material que reveste os estandes e rapidamente consumiu a cobertura de pano

As atividades do evento, que está na fase final de negociação, foram suspensas.

Após o incêndio, 13 pessoas precisaram de atendimento por conta de inalação de fumaça. De acordo com a organização da conferência, o estado de saúde delas segue sendo monitorados e o suporte médico apropriado foi fornecido. Não foi informada a nacionalidade dessas pessoas.

Até o momento, as atividades do evento, que estava na reta final das negociações, estão suspensas. Em comunicado oficial, a organização pede aos delegados que aguardem novas orientações que serão divulgadas às 20h, “após a conclusão da avaliação e a plena garantia de segurança no local”, diz o texto. A Zona Verde permaneceu aberta.

O comunicado ressalta que  fogo foi controlado em aproximadamente seis minutos e o público foi evacuado em segurança, conforme os protocolos previstos. 

Notícia Anterior

SUL CATARINENSE
Filho mata mãe e irmã a facadas e morre após ser baleado pela PM

Próxima Notícia

INTERNACIONAL
Tarifaço: Trump retira tarifa sobre produtos do Brasil como café e carne

VOCÊ VIU?