A Defesa Civil de Santa Catarina renovou hoje (30) o alerta de perigo para chuvas fortes em todo o estado, com risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Até 13h, Treze Tílias, Major Gercino e Timbó Grande decretaram emergência por conta dos diversos estragos. Nesta terça-feira (30), o dia começou com tempo instável e encoberto em Santa Catarina e com chuva fraca e intermitente na metade leste do estado.
Agora a tarde, a circulação marítima ganhou intensidade e reforçou as instabilidades, favorecendo a formação de temporais com chuva intensa e volumosa, especialmente no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, onde o risco é MUITO ALTO para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas.

A chuva tende a permanecer persistente até a madrugada de quarta-feira (31) e os acumulados nessas regiões podem superar os 100mm, com pontos isolados registrando volumes ainda maiores. Como o solo está encharcado, por conta dos volumes da chuva dos dias anteriores, o risco é ALTO para deslizamentos.
No Grande Oeste, os temporais ocorrem de maneira mais isolada, acompanhados por raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa. Nestas áreas o risco é moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos e enxurradas pontuais.
Há também alerta para temporal com raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos pontuais para as regiões do Meio-Oeste e Planalto Norte.























