telemedicina

“Bater em mulher é coisa de covarde”: SC lança campanha focada em conscientizar homens

Avatar photo
Nova estratégia do Governo do Estado inverte a lógica da força e convoca amigos, vizinhos e parentes a denunciarem agressores; “A violência é um problema masculino”, afirma o Estado.

LEIA TAMBÉM

O Governo de Santa Catarina apresentou nesta quinta-feira (15) uma nova e agressiva campanha de combate à violência contra a mulher. Com o slogan “Seja homem. Denuncie”, a iniciativa traz o multicampeão de MMA, Fabrício Werdum, como protagonista para desconstruir a ideia de que a agressividade é sinal de masculinidade.

Mudança de Foco

Diferente de campanhas anteriores que focavam quase exclusivamente em pedir que a mulher não se calasse, a nova estratégia mira nos homens. O objetivo é fazer com que a sociedade — especialmente o círculo social do agressor — pare de ser omissa.

“Não dá mais para jogar essa responsabilidade só nas costas da vítima. O recado agora é claro: homem de verdade respeita, protege e denuncia”, destacou o governador Jorginho Mello.

Força no Ringue, Respeito em Casa

No filme da campanha, Werdum aparece em seu ambiente de treino, mas reforça seu papel como marido e pai de duas filhas. O lutador utiliza sua autoridade no mundo das lutas para rotular o agressor como um “Zero” e um covarde. A ideia é tirar qualquer “glamour” da agressividade doméstica e mostrar que a verdadeira coragem está em romper o ciclo de violência.

O secretário de Segurança Pública, coronel Flávio Graff, reforçou que a violência doméstica não é um problema privado. “É uma prática covarde que começa com controle e humilhação e pode evoluir para o feminicídio. Ninguém pode se calar”, afirmou.

Canais de Denúncia

A campanha reforça que o Estado está pronto para agir rapidamente assim que a denúncia é feita. Os números disponíveis são:

  • Disque Denúncia: 181 (Para denúncias anônimas e acompanhamento).
  • Polícia Militar: 190 (Para casos de emergência e flagrante).
Notícia Anterior

POLÍTICA
Bolsonaro é transferido para o Complexo da Papuda por determinação de Moraes

Próxima Notícia

BOMBEIROS
Tragédia em Mafra: Jovem de 17 anos morre afogado ao tentar atravessar o Rio Negro

VOCÊ VIU?