telemedicina

tres_barras

Moraes proíbe manifestações e acampamentos no entorno da Papuda, onde Bolsonaro está preso

Avatar photo
Ministro determinou a remoção imediata de manifestantes e autorizou prisão em flagrante para quem resistir; decisão cita risco à segurança e ordem pública.

LEIA TAMBÉM

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (23) a proibição de qualquer manifestação ou acampamento no entorno do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A medida abrange inclusive a área conhecida como “Papudinha”, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro cumpre prisão.

A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que alertou sobre a montagem de acampamentos com barracas e faixas pedindo anistia ao ex-presidente. A PGR também mencionou a convocação da “Caminhada da Paz”, organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), prevista para chegar à capital federal neste fim de semana.

Moraes foi enfático ao afirmar que, embora a liberdade de expressão e reunião sejam direitos fundamentais, eles “não são absolutos” e não podem ser usados para práticas abusivas ou golpistas que coloquem em risco a segurança nacional.

Segurança Máxima

O ministro destacou que a área é de segurança máxima e a presença de manifestantes compromete o fluxo de escoltas de presos e o trabalho das autoridades.

“O Estado Democrático de Direito é inegociável”, escreveu Moraes, reforçando que não permitirá a repetição de acampamentos como os que antecederam os atos de 8 de janeiro de 2023.

A decisão autoriza as forças de segurança a efetuarem prisões em flagrante de quem se recusar a deixar o local ou insistir na montagem de estruturas de protesto na área restrita.

Notícia Anterior

SEGURANÇA PÚBLICA
PM apreende quatro adolescentes por pichação no centro de Mafra

Próxima Notícia

MELHOR IDADE
Governo de Canoinhas intensifica orientações de saúde para idosos durante o verão

VOCÊ VIU?