tres_barras

PF investiga se filho de Lula recebeu mesada do “Careca do INSS”

Avatar photo
Partido Novo solicita medidas cautelares ao STF após PF apontar indícios de que filho do presidente seria “sócio oculto” em esquema de descontos indevidos em aposentadorias.

LEIA TAMBÉM

A bancada do partido Novo protocolou, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido de medidas cautelares contra Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha. Os parlamentares solicitam a apreensão do passaporte e o uso de tornozeleira eletrônica para o empresário, no âmbito das investigações da Operação “Sem Desconto”, que apura fraudes bilionárias em benefícios do INSS.

As suspeitas

Na última semana, a Polícia Federal informou ao STF que investiga se Lulinha seria sócio oculto de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado como o líder do esquema criminoso. De acordo com a petição encaminhada ao ministro André Mendonça, haveria indícios de:

  • Repasses Financeiros: Movimentações de até R$ 1,5 milhão atribuídas a empresas ligadas ao esquema.
  • “Mesada”: Menções em diálogos de WhatsApp a uma suposta “mesada” de R$ 300 mil.
  • Provas: A PF analisa registros de passagens aéreas, anotações e depoimentos de testemunhas que citam o nome do filho do presidente.

O outro lado

O líder do Novo na Câmara, Marcel van Hattem (RS), defendeu que as medidas são necessárias para evitar o risco de evasão do país. Por outro lado, a defesa de Lulinha nega veementemente qualquer envolvimento, classificando as suspeitas como “ilações” e afirmando que ele nunca teve qualquer relação com o INSS ou com os investigados. A defesa disse ainda que a ausência de inquérito da PF (Polícia Federal) contra o filho do presidente faz com que o pedido não tenha “fundamento jurídico”.

A investigação corre paralelamente à CPMI instalada no Congresso Nacional, que apura o desvio de valores de milhões de aposentados e pensionistas em todo o Brasil.

Notícia Anterior

BOMBEIROS
Tragédia em Mafra: Jovem de 17 anos morre afogado ao tentar atravessar o Rio Negro

VOCÊ VIU?