Concentração aconteceu em frente a Igreja Matriz Cristo Rei. Foto: Reprodução/Facebook |
Canoinhas registrou na tarde deste domingo (30), manifestações em favor da operação Lava Jato, da reforma da Previdência e do pacote anticrime apresentado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro.
A concentração dos manifestantes (cerca de duzentos segundo a organização), aconteceu em frente a Igreja Matriz Cristo Rei, por volta das 15 horas.
Manifestantes usavam roupas com cores da bandeira do Brasil e levavam faixas com frases de apoio ao Governo.
Houve também uma carreata de caminhoneiros, em apoio a manifestação e em comemoração pelo seu dia, *30 de junho.
Foto: Reprodução/Facebook |
Em Santa Catarina, as maiores concentrações registradas foram em Chapecó, no Oeste catarinense, em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Florianópolis, Balneário Camboriú, no Litoral Norte, e em Joinville, no Norte do estado.
*Dia do Caminhoneiro
Atualmente o Brasil comemora o Dia do Caminhoneiro em três datas diferentes:
30 de junho – Esta data foi definida pelo Estado de São Paulo em conjunto com a União, por meio da Lei nº 5.487/86 promulgada pelo Governador Franco Montoro. Refere-se deste modo, a uma data regional, sendo comemorada no estado de São Paulo.
25 de julho – É a data pela qual a Igreja Católica instituiu o dia de São Cristóvão, após sua canonização no século XV.
16 de setembro – Esta data foi definida pela Lei 11.927/2009 promulgada pelo Vice-Presidente da época José Alencar Gomes da Silva como sendo o dia nacional do caminhoneiro.
Mas, a nível popular, o Dia do Caminhoneiro continua a ser celebrado em 25 de julho, data que também se comemora o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas.