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Fim dos atoleiros: Exército Brasileiro concluí pavimentação da BR-163 no norte do país

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Considerada o segundo maior corredor logístico do Brasil, a BR-163 atingiu 100% de extensão pavimentada. Foto/Reprodução

Os atoleiros na BR 163 que tiraram o sossego de caminhoneiros e prejudicaram o escoamento de grãos no arco norte brasileiro por muitos anos, não vão se repetir.

O Exército Brasileiro anunciou o fim da obra de pavimentação asfáltica da rodovia BR-163, do trecho que liga Mato Grosso ao município de Miritituba, no Pará. \”Um dia histórico!\” diz o comunicado, feito no último dia 28 de novembro.

Na época da colheita, o tráfego diário passa das 3.000 carretas por dia na rodovia, que é a principal via terrestre de escoamento de grãos das safras de Mato Grosso para os portos do Norte do país.

Em épocas de chuva, filas de até 50 km formavam-se na rodovia/Divulgação

Os militares do Batalhão Rondon, com o uso de máquinas especializadas, executaram trabalhos de terraplanagem, drenagem, lançamento de sedimentos, reforço de solo, compactação, reconformação de plataforma, perfurações de rochas, serviço de britagem e trabalhos topográficos.

Foto: Exército Brasileiro

A via foi aberta em 1976 e, desde então, mato-grossenses e paraenses tinham um único desejo: vê-la pavimentada.
A obra era uma promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que foi cumprida para alívio dos caminhoneiros que ali transitam.

O Exército fora convocado para pavimentar a estrada e atuava na região desde 2018 (a assinatura do Termo de Execução da  \”Operação Xingu\’ foi firmado em agosto de 2017).

Além do asfaltamento, também foi realizada manutenção em 1.300 km na rodovia, de Sinop (MT) a Santarém (PA).

Foto: DNIT/Divulgação

A inauguração, em 20 de outubro de 1976 da BR-163 se tornaria um problema sem fim, desacreditada e abandonada por sucessivos 10 presidentes (de Ernesto Geisel a Michel Temer).
Virou um pesadelo para governadores, prefeitos, produtores, moradores e investidores.

Anunciada como uma das grandes obras do governo Jair Bolsonaro, a conclusão da BR-163, finalmente, foi consolidada numa força-tarefa entre o Departamento Nacional de Trânsito (DNIT) e o Exército Brasileiro.

A obra, no entanto, deve ser oficialmente inaugurada em dezembro. Faltam a capa final do asfalto, o acostamento, bueiros, valetas e sinalizações horizontais e verticais.

* Com informações do 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8° BEC) – Exército Brasileiro e
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

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