refis

tres_barras

Aplicação da Lei sobre proibição de veículos com tração animal em Canoinhas causa preocupação na Câmara

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Lei que proibe uso de animais em veículos de tração começou a valer dia 2 de março. Foto: Canoinhas Online/Arquivo

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho Basilio e o vereador Coronel Mário apresentaram requerimentos na sessão de segunda-feira (2) a respeito da Lei que dispõe sobre a Proibição de Emprego de Veículos de Tração Animal no município de Canoinhas.

Essa semana a prefeitura municipal iniciou a colocação de placas proibindo o tráfego desses veículos no perímetro urbano.

Foto: Prefeitura de Canoinhas/Divulgação

Basilio apresentou dois requerimentos sobre o assunto, um direcionado ao prefeito e ao Diretor do Detracan, solicitando informações se houve alguma tratativa de convênio do Poder Executivo com a Policia Militar para auxiliar na fiscalização da Lei. 

Já o outro foi direcionado ao Tenente Coronel Silvano Sasinski, Comandante do 3o BPM, solicitando informações se existe a possibilidade da realização do convênio com a Prefeitura, também com o objetivo da fiscalização da Lei.

Conforme o vereador Paulinho Basilio com a lei agora em vigor surge a preocupação sobre a fiscalização da legislação. 

Muito discutimos aqui na Câmara como se daria a fiscalização, porque o Detracan que é quem tem essa função, tem uma jornada de trabalho reduzida. Ou seja, no horário que o detracan não estiver atuando não haverá fiscalização. Isso pode ser que se torne um problema, comentou Basilio.

Já o vereador Coronel Mário fez um requerimento direcionado ao prefeito Gilberto dos Passos, e ao Secretário Municipal de Meio Ambiente Hilário Kath, também solicitando informações sobre as medidas estratégicas e legais, que serão adotadas para fiscalizar o cumprimento da lei que dispõe sobre a Proibição de Emprego de Veículos de Tração Animal. 

Há três anos essa lei vem sendo discutida, inclusive participei de algumas reuniões junto à secretaria de Meio Ambiente. E para problemas complexos não existem soluções fáceis, comentou o vereador. 
Coronel Mário ainda salientou que deve ter um trabalho conjunto com outras secretarias, pois também deve-se pensar no humano, nas famílias que hoje dependem de ter esses animais para sair buscar os materiais recicláveis.

[Visualize aqui a Lei ]

ASCOM
Notícia Anterior

Governo de Canoinhas sofre derrota na Câmara ao ter dois vetos derrubados

Próxima Notícia

Mais um caso de feminicídio seguido de suicídio é registrado em Santa Catarina

VOCÊ VIU?