telemedicina

Moradores ateiam fogo em alojamento de contaminados pela Covid-19 na Bahia

Avatar photo
Moradores expulsaram os trabalhadores e na sequência atearam fogo ao galpão de lona onde os trabalhadores fariam a quarentena. Foto: Reprodução
Moradores do povoado de Angico, na cidade de Campo Alegre de Lourdes, divisa da Bahia com Piauí, atearam fogo em um galpão montado pela construtora Andrade Gutierrez para abrigar funcionários contaminados pelo novo coronavírus.

O episódio aconteceu ne quinta-feira (28). Um inquérito foi instaurado para investigar o caso.

No domingo (24),  um homem que trabalha em uma obra, morreu no hospital depois de apresentar sintomas da Covid-19.

A Andrade Gutierrez, responsável pela obra, fez teste nos trabalhadores e constatou que 34 deles estavam contaminados e decidiu levar tanto os que testaram positivo quanto os suspeitos de contaminação para locais onde pudessem ficar em isolamento.

Segundo a prefeitura de Campo Alegre, os trabalhadores foram alojados em duas pousadas e uma casa. A Vigilância Sanitária municipal fez testes rápidos nos trabalhadores e identificou outros dois contaminados.

A notícia rapidamente se espalhou levando pânico à população. A prefeitura pediu à construtora que os trabalhadores fossem levados para outra cidade, com mais infraestrutura de saúde, já que Campo Alegre, com seus 28 mil habitantes, não teria condições de atender à demanda.

Após intensa negociação entre a Prefeitura e o Consórcio ficou acordada a transferência de todos os funcionários que aqui estavam para outra cidade”, disse a prefeitura, em nota. No entanto, tivemos a informação de que a empresa havia transferido os funcionários da sede do município para o canteiro de obras do povoado de Angico, causando uma revolta muito grande na população da comunidade, complementa a prefeitura.

Segundo relato de um servidor municipal, um grupo de moradores do vilarejo de Angico, alguns deles armados, foi até o canteiro de obras e, sob ameaças, expulsou os trabalhadores. Na sequência, os moradores atearam fogo ao galpão de lona onde os trabalhadores fariam a quarentena provocando um início de incêndio.

A Andrade Gutierrez, também por meio de nota, informou que as obras foram suspensas. Os trabalhadores que tiveram testes negativos voltaram para suas cidades de origem e foram orientados a cumprir quarentena em suas casas. Os contaminados continuam em isolamento em alojamentos da empresa.

A Andrade Gutierrez não informou em quais cidades ficam os alojamentos.

Notícia Anterior

Frigorífico pretende sacrificar 650 mil aves por causa de unidade interditada no oeste catarinense

Próxima Notícia

Caixa começa neste sábado a liberar saques e transferências da 2ª parcela do auxílio emergencial