Doze regiões catarinenses estão em nível gravíssimo por conta da pandemia. FECAM |
Dados divulgados pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), e confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na manhã desta quarta-feira (29), mostram que a região do planalto norte catarinense passou de grave para o nível gravíssimo.
A classificação de risco leva em conta fatores como aumento de casos de coronavírus e de mortes pela doença, taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e índice de isolamento social.
Com esses novos dados, 12 das 16 regiões do estado estão em situação gravíssima por causa do coronavírus. Há menos de um mês apenas uma região estava nessa situação.
Em dez dessas regiões em situação gravíssima, o transporte coletivo está suspenso e são proibidas permanência e aglomeração de pessoas em locais públicos por decreto estadual.
Até a noite de terça-feira, a taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública era de 80,1%.
Em Canoinhas, diante da classificação da região do planalto norte para situação gravíssima, o Governo do Município voltou atrás e comunicou que não haverá publicação do decreto, prometido para hoje (29), em que passaria a vigorar medidas mais duras para frear a avanço da pandemia.
Os gestores dos quatro municípios (Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo e Major Vieira), vão guardar as novas deliberações do Estado para editar novas normas. Os municípios somam, até o momento, 545 casos confirmados de Covid-19 e 6 óbitos.
No último dia 24, Carlos Moisés anunciou ampliação das medidas de isolamento para as regiões que entraram em nível gravíssimo. Suspensão do transporte coletivo urbano e suspensão da concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias, foram algumas da medidas editadas.
Nada muito diferente do decreto anunciado pelos quatro municípios da região de Canoinhas que seria publicado hoje.
“Quando há necessidade, nós fazemos medidas restritivas, como fizemos nas últimas duas sextas-feiras. Mas precisamos entender que são recomendações trazidas para o estado e também para os gestores municipais”, disse.
O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, também afirmou na manhã desta quarta-feira (29) que 180 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 devem ser ativados nos próximos dias em todo o estado.
“Alguns hospitais estão tendo dificuldades e estamos dando apoio, mas todas as regiões deverão e irão ativar leitos nos próximos dias.
O Hospital Santa Cruz de Canoinhas, e São Vicente de Paulo em Mafra, receberam nesta quarta-feira (29), equipamentos para abertura de UTIs.