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Na rede estadual, a frequência do aluno será medida pela entrega de atividades não presenciais

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As escolas têm autonomia para buscar o melhor formato de recuperação para os alunos que necessitarem.

Os mais de 500 mil alunos da rede estadual de ensino serão avaliados por semestre e não por trimestre, no letivo de 2020, em função do modelo especial adotado por causa da pandemia do novo coronavírus.

A proposta foi repassada aos mais de 2.500 gestores, servidores técnico-administrativos e equipe pedagógica das escolas estaduais, no fim da tarde de segunda-feira (31).
A frequência dos alunos será medida a partir da realização e entrega das atividades não presenciais. 
Os estudantes que apresentarem mais dificuldades, cujas médias em todas as disciplinas estejam abaixo de 6 no semestre, apenas terão acesso às notas com a solicitação dos pais ou responsáveis, para que seja realizada uma recuperação do processo de aprendizagem. 
As escolas têm autonomia para buscar o melhor formato de recuperação para os alunos que necessitarem.

A avaliação semestral terá como referência os períodos de fevereiro a agosto e de setembro a dezembro. E o fechamento das notas e conceitos do primeiro semestre será realizado até o dia 18 de setembro, quando devem ter ocorrido os conselhos de classe escolares. Eles darão ainda mais suporte à avaliação em 2020.

Médias publicadas ou que estiverem em aberto, no primeiro semestre, poderão ser reconsideradas até o final de 2020, junto com a divulgação da média anual. 

Os processos avaliativos de cada escola deverão ser amplamente comunicados às famílias, com os objetivos esclarecidos dentro do atual contexto de pandemia.

Preocupação com aumento de abandono escolar

As orientações elaboradas pelo grupo de trabalho da Secretaria de Educação para a rede estadual de ensino consideram a realidade apresentada pelas 36 regiões de ensino catarinenses, em que os estudantes vêm sendo acompanhados individualmente pelas escolas, por meio das entregas de atividades online e impressas elaboradas pelos professores, desde o dia 6 de abril, quando iniciou o regime especial de atividades não presenciais na rede estadual de SC.

A Secretaria determinou que os critérios e mecanismos de avaliação considerem os objetivos de aprendizagem alcançados e busquem evitar um aumento de reprovação e abandono escolar em meio ao contexto da pandemia.

Aulas estão suspensas para reduzir a mobilidade das pessoas e a velocidade de transmissão do vírus no território catarinense.

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