As escolas têm autonomia para buscar o melhor formato de recuperação para os alunos que necessitarem. |
Os mais de 500 mil alunos da rede estadual de ensino serão avaliados por semestre e não por trimestre, no letivo de 2020, em função do modelo especial adotado por causa da pandemia do novo coronavírus.
A avaliação semestral terá como referência os períodos de fevereiro a agosto e de setembro a dezembro. E o fechamento das notas e conceitos do primeiro semestre será realizado até o dia 18 de setembro, quando devem ter ocorrido os conselhos de classe escolares. Eles darão ainda mais suporte à avaliação em 2020.
Médias publicadas ou que estiverem em aberto, no primeiro semestre, poderão ser reconsideradas até o final de 2020, junto com a divulgação da média anual.
Preocupação com aumento de abandono escolar
As orientações elaboradas pelo grupo de trabalho da Secretaria de Educação para a rede estadual de ensino consideram a realidade apresentada pelas 36 regiões de ensino catarinenses, em que os estudantes vêm sendo acompanhados individualmente pelas escolas, por meio das entregas de atividades online e impressas elaboradas pelos professores, desde o dia 6 de abril, quando iniciou o regime especial de atividades não presenciais na rede estadual de SC.
A Secretaria determinou que os critérios e mecanismos de avaliação considerem os objetivos de aprendizagem alcançados e busquem evitar um aumento de reprovação e abandono escolar em meio ao contexto da pandemia.