9º Batalhão de Bombeiros, sediado em Canoinhas, ganha mais um cão de busca certificado

Avatar
Soldado David Canever e cadela Léia, de Porto União, pertencente ao 9º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Canoinhas. Foto: CBMSC

Nos dias 2 e 3 de fevereiro aconteceu, em Lages, a Certificação Estadual de Cães de Busca e Resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), na categoria Busca Rural. Esta foi a primeira vez que a serra catarinense recebeu uma edição da prova.

A partir desta certificação é que os cães estarão aptos a atuar em ocorrências. Entre as duplas que participaram do ato está o Soldado David Canever, do Batalhão de Bombeiros de Porto União, e a cadela Léia. A labradora Léia de 1 ano e 10 meses já pode auxiliar em buscas dentro do estado de Santa Catarina.

“Parabéns ao Sd David Canever pela conquista! Resultado de muito esforço e treinamento. Seu comprometimento com a missão de preservar a vida nos levou a ter hoje mais um recurso de busca dentro do Planalto Norte, que irá potencializar o trabalho dos nossos Bombeiros nas operações de busca e salvamento de pessoas perdidas, como crianças e idosos com Alzheimer”, comemorou o comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar de Canoinhas, Major Atila Medeiros Sarte.

Nesta prova três filhotes foram certificados e agora fazem parte da equipe dos cães do CBMSC, que totaliza nove labradores operativos, prontos para atuação.

Para que um cão fique ativo, de acordo com o novo regulamento internacional, é preciso que os binômios passem por três provas. 
A de nível V, que é para cães a partir de 15 meses, avalia as condições do animal durante a busca de uma vítima, além de passar por prova de obediência e destreza. 
Já a nível A tem duas buscas, uma noturna, uma diurna e ainda a prova de obediência e destreza, com um grau a mais de dificuldade, em relação a outra.

Os binômios – dupla entre bombeiro militar e cão de busca – aprovados nesta edição foram:

Soldado David Canever e cadela Léia, de Porto União, pertencente ao 9º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Canoinhas;

Soldado Luciano Rangel e cão Orion, de Lages, pertencente ao 5º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Lages.

Soldado Guilherme Galli e cão Sasuke, de Otacílio Costa, pertencente ao 5º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Lages.

Centro de Comunicação Social / Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Total
0
Shares