bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Gaeco deflagra operações contra fraude em licitações em SC e no PR

Avatar photo

O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda. Foto: MPSC/Divulgação

Na manhã desta terça-feira (02), o grupo de atuação especial de combate às organizações criminosas (GAECO) deflagrou as operações Varredura II e Varredura III.

Foram cumpridos 29 dos 30 mandados de busca e apreensão e os cinco mandados de prisão temporária nas cidades catarinenses de Chapecó, Planalto Alegre, Cordilheira Alta e Rio do Sul e nos municípios paranaenses de Dois Vizinhos, Toledo e Curitiba.

Foram apreendidos documentos, telefones celulares e computadores, que ainda serão periciados. As cinco pessoas presas foram encaminhadas às unidades prisionais dos locais dos cumprimentos dos mandados. Os mandados foram expedidos pela 1ª e 2ª Varas Criminais da Comarca de Chapecó.

As investigações fazem parte de dois procedimentos criminais (PICs) distintos, instaurados pela 10ª Promotoria de Justiça de Chapecó.

O primeiro procedimento busca apurar os crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso praticados, em tese, por empresários ligados a uma empresa contratada para prestar serviços de limpeza urbana na cidade de Chapecó. A participação de agentes públicos no esquema não é descartada.

O segundo procedimento investigatório tem o objetivo de apurar a ocorrência de possíveis crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa e fraude à licitação envolvendo grupo de empresários que, em tese, pratica ações voltadas a fraudar procedimentos licitatórios, inclusive com a possível participação de ‘laranjas” e interpostas pessoas.

MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA