telemedicina

Gaeco deflagra operações contra fraude em licitações em SC e no PR

Avatar photo
O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda. Foto: MPSC/Divulgação

Na manhã desta terça-feira (02), o grupo de atuação especial de combate às organizações criminosas (GAECO) deflagrou as operações Varredura II e Varredura III.

Foram cumpridos 29 dos 30 mandados de busca e apreensão e os cinco mandados de prisão temporária nas cidades catarinenses de Chapecó, Planalto Alegre, Cordilheira Alta e Rio do Sul e nos municípios paranaenses de Dois Vizinhos, Toledo e Curitiba.

Foram apreendidos documentos, telefones celulares e computadores, que ainda serão periciados. As cinco pessoas presas foram encaminhadas às unidades prisionais dos locais dos cumprimentos dos mandados. Os mandados foram expedidos pela 1ª e 2ª Varas Criminais da Comarca de Chapecó.

As investigações fazem parte de dois procedimentos criminais (PICs) distintos, instaurados pela 10ª Promotoria de Justiça de Chapecó.

O primeiro procedimento busca apurar os crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso praticados, em tese, por empresários ligados a uma empresa contratada para prestar serviços de limpeza urbana na cidade de Chapecó. A participação de agentes públicos no esquema não é descartada.

O segundo procedimento investigatório tem o objetivo de apurar a ocorrência de possíveis crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa e fraude à licitação envolvendo grupo de empresários que, em tese, pratica ações voltadas a fraudar procedimentos licitatórios, inclusive com a possível participação de ‘laranjas” e interpostas pessoas.

MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA
Notícia Anterior

Após 30 dias na UTI, morador de Três Barras morre por complicações da Covid

Próxima Notícia

Fiocruz acompanha caso de idoso que morreu após tomar vacina em Manaus