SC tem 157 casos da variante do coronavírus

Avatar
Quanto maior liberdade o vírus tem para circular, maior probabilidade de desenvolver mutações.
nova variante do coronavirus em santa catarina

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, confirmou a identificação de mais 11 amostras compatíveis com a Variante de Preocupação do SARS-CoV-2, conhecida como a variante brasileira.

Os casos foram identificados pelo Laboratório de Bioinformática da Universidade Federal de Santa Catarina nos municípios de Florianópolis (4) e São Carlos (7).

De acordo com a Dive, seis casos são do sexo feminino e cinco do sexo masculino. Quatro casos são na faixa etária de 20 a 40 anos; seis casos 40 a 60 anos e um caso acima de 60 anos.

No total, Santa Catarina já tem 157 casos de infecções por essas novas variantes – 109 deles correspondem à linhagem brasileira do vírus e 48 casos são da variante britânica do vírus.

Hoje, causam preocupação pelo menos três variantes do Sars-CoV-2, conforme a Organização Mundial sa Saúde: a B.1.1.7, identificada em dezembro no Reino Unido, a 501Y.V2, encontrada na África do Sul, e a P.1, que emergiu no Amazonas.

 O alerta que essas descobertas emitem é bem claro: é preciso, de um lado, manter as medidas de controle à pandemia, como o distanciamento social, e acelerar o processo de vacinação para reduzir a possibilidade de circulação destas e de possíveis futuras linhagens.

Fonte: DIVE/SC – Imagem: Science Photo Library

Total
1
Shares