Ao menos 232 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 com doses de fabricantes diferentes em 73 cidades de Santa Catarina, de acordo com um levantamento feito pelo grupo de estudos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Em 89% dos casos, os vacinados receberam a primeira dose da Oxford/AstraZeneca e a segunda da Coronavac. Segundo especialistas, nestes casos não é possível precisar o quão protegidas as pessoas estarão contra o coronavírus.
De acordo com a pesquisa, a cidade de Romelândia, no Oeste catarinense, registrou o maior número de trocas: 18.
O município de Brusque, no Vale do Itajaí, e o de Bocaina do Sul, na Serra catarinense, aparecem na sequência com 13 moradores imunizados de forma incorreta.
Em Florianópolis, os dados apontam que somente uma pessoa tomou a vacina com doses trocadas no bairro Canasvieiras, no Norte da Ilha. No Brasil, o erro ocorreu com 16.526 pessoas em todos os estado, segundo o estudo.
Investigação em SC
A Diretoria da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) informou que está apurando o caso junto aos 73 municípios apontados pelo levantamento.
O órgão afirmou ainda que segue a orientação do Ministério da Saúde, que diz que “em casos nos quais o indivíduo tenha recebido a primeira dose de vacina Covid-19 de um produtor (fabricante) e com menos de 14 dias venha receber uma segunda dose de vacina Covid-19 de outro produtor (fabricante), a segunda dose deverá ser desconsiderada e reagendada uma segunda dose conforme intervalo indicado da primeira vacina Covid-19 recebida”.
O Instituto Butantan informou que não há conclusões científicas a respeito das trocas e reforçou que o correto é tomar as duas doses da mesma vacina.
Os dados utilizados são do levantamento do Ministério da Saúde sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19.