cursos

bom_apetite_canoinhas

Jovem de 21 anos é o quarto caso de reinfecção por coronavírus em SC

Avatar photo
Até o momento, foram notificados 57 casos de reinfecção em Santa Catarina, sendo 38 descartados e 15 aguardando resultado.

LEIA TAMBÉM

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) confirmou mais um caso de reinfecção por coronavírus no estado.

O quarto caso foi confirmado nessa quarta-feira (9). O paciente é um jovem de 21 anos, com primeiro teste positivo em 26/10/2020, sintomático, e segundo exame em 25/03/2021, também sintomático. A Dive não informou de qual cidade é o paciente.

O primeiro caso foi confirmado laboratorialmente em 31 de março, o paciente de 30 anos é residente do município de Lages – sem histórico de viagens – com confirmação positiva em setembro de 2020, com segunda infecção confirmada em fevereiro de 2021. Ele foi infectado com duas linhagens diferentes do vírus.

O segundo caso foi uma mulher de 37 anos, residente no município de Itaiópolis, com primeiro exame em 12 de agosto de 2020, sintomática, e segundo realizado em 19 de maço de 2021, sintomática.

O terceiro caso foi registrado no município de Balneário Piçarras, uma mulher de 21 anos, primeiro teste em 25/09/2020, sintomática e segundo em 05 de abril de 2021, sintomática.

Os casos foram confirmados laboratorialmente pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, laboratório de referência para Santa Catarina para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).

É considerado caso suspeito de reinfecção o indivíduo com dois resultados positivos por meio da técnica de RTq-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independentemente da condição clínica observada.

Essa técnica é atualmente o padrão ouro para o diagnóstico da COVID-19 de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os quatro casos de reinfecção estão confirmados no estado, uma vez que todos os procedimentos adotados seguiram o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).

Até o momento, foram notificados 57 casos de reinfecção em Santa Catarina, sendo 38 descartados, quatro confirmados e 15 aguardando resultado.