telemedicina

Bolsonaro reafirma que não haverá volta do horário de verão

Avatar photo
Em meio à crise hídrica, presidente tem recebido apelos para rever a medida que, em tese, gera economia de energia.

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (06) que não determinará a volta do horário de verão, extinto por ele em 2019. Em meio à crise hídrica e a possibilidade de apagões e racionamentos, ele tem recebido apelos para rever a medida, que em tese gera economia de energia.

Bolsonaro fez referência ao tema ao conversar com fãs no Palácio da Alvorada, após o expediente. Um apoiador disse a ele, em tom crítico, que “querem voltar com o horário de verão”.

A volta do horário de verão é defendida como uma alternativa para amenizar o risco de apagões e abrandar a pressão sobre a produção de energia durante os próximos meses, de estiagem.

“Não”, respondeu o presidente. “O horário de verão foi comprovado que não tem ganho financeiro. E a maioria é contra porque mexe no relógio biológico.”

Bolsonaro firmou o decreto extinguindo o horário de verão no dia 25 de abril de 2019, em uma cerimônia pública no Palácio do Planalto.

Na época, disse que a decisão foi fruto de estudos da área técnica do Ministério de Minas e Energia sobre a economia gerada pela medida. Também afirmou ter procurado “gente da Saúde” para opinar sobre o tema.

“As conclusões foram coincidentes: questão de economia, o horário de pico era mais pra 15h, então não tinha mais a razão de ser [o horário], não economizava mais energia. E na área de saúde, mesmo sendo uma hora apenas, mexia com o relógio biológico das pessoas”, afirmou durante a solenidade.

Na semana passada, associações do setor de turismo – que reúne hotéis, restaurantes e bares – enviaram pedido ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pelo retorno da antecipação dos relógios.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a mudança poderia favorecer o setor produtivo do País e ajudar na retomada econômica.

Notícia Anterior

ESPÍRITO SANTO
Casal morre após tomar suposto oléo de semente de abóbora

Próxima Notícia

POLÍTICA
AMA de Canoinhas recebe emenda parlamentar para Centro de Atendimento ao Autista