Na noite de terça-feira (17), policiais integrantes da Rede Catarina de Proteção a Mulher do 3º BPM fizeram uma apresentação na Câmara de Vereadores de Canoinhas em comemoração ao Agosto Lilás.
O movimento "Agosto Lilás" é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ele foi desenvolvido em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006 e que, em 2021, completou 15 anos.
O Comandante do 3º BPM, tenente coronel Silvano Sasinski comentou sobre o programa, e as policiais, soldado Marielle Worell Ribas Gurtinski e Meillin Cristiane Falkevicz de Andrade, explicaram como é realizado o acompanhamento às mulheres.
A Rede Catarina de Proteção a Mulher é um programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, estando pautado na filosofia de polícia de proximidade e buscando conferir maior efetividade e celeridade às ações de proteção à mulher.
O programa se sustenta em ações de proteção, no policiamento direcionado da Patrulha Maria da Penha e na disseminação de solução tecnológica.
É, de fato, a necessária atenção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, dando-lhes voz e dignidade a partir do conceito de que é possível fazer mais e melhor, de forma mais simples e efetiva.
Na oportunidade, os policiais receberam um trabalho em forma de desenhos desenvolvido por uma fã da Rede Catarina, a Alice Estefani, que acompanha o trabalho das policiais. Ela também recebeu, como forma de agradecimento, a moeda do 3º BPM.