Um morador de levou um baita susto quando recebeu a fatura de energia elétrica na última terça-feira (23). No mês de outubro, a conta chegou com o valor total de R$ 84.927,35.
Luan Cristiano Albano, que mora em uma casa de 64 metros quadrados, com a esposa e a filha, disse que a conta indicava o consumo de cerca 90.903 W por hora, o que, segundo ele, é o gasto de uma empresa de grande porte.
O radiologista não quis chamar as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). Ele divulgou o caso por meio da imprensa, e decidiu não pagar o valor. Após a repercussão, a empresa enviou uma fatura com o valor corrigido, que ficou em R$ 161,39.
“Primeiramente, eu levei um susto e depois eu comecei a rir sozinho, nervoso. Pensei que ía ter que vender minha casa, vender meu carro pra pagar essa conta, mas até uma pessoa leiga vê que tá errado”, disse.
Em nota, a Celesc disse que o problema foi causado pela substituição dos medidores de energia convencionais por novos. A empresa lamentou o ocorrido e disse que mais 9.374 pessoas receberam faturas com o valor alterado.
“A distribuidora enviará, durante esta semana, novas faturas, sem a cobrança referente ao consumo residual. Os clientes que já efetuaram o pagamento serão ressarcidos automaticamente na próxima fatura”, informou.
Como faz uma obra na casa, chegou a se questionar sobre o valor da primeira fatura poderia ser verdadeiro. No entanto, outros vizinhos se queixavam da conta de luz ter aumentado no mês.
“A gente não pode confiar na próxima fatura que vier. Vou fazer sempre o cálculo, se for um valor exacerbado, eu vou reivindicar de novo”, afirmou.