A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) confirmou nesta sexta-feira (26) o fenômeno da microexplosão provocada por ciclone em Xanxerê e Xaxim, no Oeste catarinense.
As cidades tiveram estragos como quedas de árvores e postes, destelhamentos e falta de energia elétrica. O fenômeno atingiu os municípios na noite de quinta (25).
O meteorologista Marcelo Martins, da Epagri, explicou o caso. “Pelas análises, seria uma microexplosão. As características mostram que não houve retorsão, os ventos ficaram em torno de 90 km/h, na mesma direção, assim como estragos, que também caíram só de um lado”, afirmou.

Segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, a situação ocorre quando um ar muito forte desce violentamente da nuvem em direção ao solo. Quando chega, vai pelas laterais, provocando estragos.
De acordo com a Defesa Civil, a responsável pela formação dos temporais no Oeste foi a passagem de um ciclone extratropical, que está sobre o Rio Grande do Sul. Isso causa o aumento de nuvens em Santa Catarina.

Em Xanxerê, a Defesa Civil não conseguiu chegar em algumas localidades em razão de galhos de árvores caídas sobre a rede elétrica e rodovias.
No Estado, cerca de 126 mil unidades consumidoras ficaram sem luz durante a noite. Nesta manhã, até as 7h30, eram pouco mais de 17,2 mil locais sem fornecimento de energia.



























