refis

tres_barras

Microexplosão foi causada por ciclone no oeste de SC, aponta Epagri

Avatar photo
Ventos ficaram em torno de 90 km/h e houve quedas de árvores e falta de energia elétrica.

LEIA TAMBÉM

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) confirmou nesta sexta-feira (26) o fenômeno da microexplosão provocada por ciclone em Xanxerê e Xaxim, no Oeste catarinense.

As cidades tiveram estragos como quedas de árvores e postes, destelhamentos e falta de energia elétrica. O fenômeno atingiu os municípios na noite de quinta (25).

O meteorologista Marcelo Martins, da Epagri, explicou o caso. “Pelas análises, seria uma microexplosão. As características mostram que não houve retorsão, os ventos ficaram em torno de 90 km/h, na mesma direção, assim como estragos, que também caíram só de um lado”, afirmou.

 Foto: Prefeitura de Xanxerê/Divulgação

Segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, a situação ocorre quando um ar muito forte desce violentamente da nuvem em direção ao solo. Quando chega, vai pelas laterais, provocando estragos.

De acordo com a Defesa Civil, a responsável pela formação dos temporais no Oeste foi a passagem de um ciclone extratropical, que está sobre o Rio Grande do Sul. Isso causa o aumento de nuvens em Santa Catarina.

 Foto: Prefeitura de Xanxerê/Divulgação

Em Xanxerê, a Defesa Civil não conseguiu chegar em algumas localidades em razão de galhos de árvores caídas sobre a rede elétrica e rodovias.

No Estado, cerca de 126 mil unidades consumidoras ficaram sem luz durante a noite. Nesta manhã, até as 7h30, eram pouco mais de 17,2 mil locais sem fornecimento de energia.

Notícia Anterior

MAU TEMPO
Forte temporal causa estragos no oeste catarinense

Próxima Notícia

ECONOMIA
Catarinense leva um susto ao receber conta de R$ 84 mil de energia elétrica

VOCÊ VIU?