Os temporais ocorridos no domingo (26), e segunda-feira (27), causou danos significativos em pelo menos quatro municípios: Mafra, Joinville, Jaraguá do Sul e Canoinhas, conforme levantamento da Defesa Civil do Estado. Papanduva também registrou granizo e prejuízo em lavouras na tarde de segunda.
O órgão informou que acompanha a situação nos municípios atingidos. Em Mafra, atingida por forte temporal na noite de domingo, as equipes da Defesa Civil começaram a executar os trabalhos de apoio.
O levantamento realizado até a tarde de segunda-feira (27) apontou que cerca de mil casas foram atingidas, algumas de forma total. Além disso, há registros de danos em plantações de milho, soja e fumo. A prefeitura local decretou situação de emergência.
Para esta terça-feira (28), no Planalto Norte do estado, com a combinação de forte calor e umidade, a condição é de temporais já no início da tarde, com risco alto para ocorrências meteorológicas (temporais de moderada a forte intensidade, raios, rajadas de vento e queda de granizo).
O chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, David Busarello, destacou que, devido ao calor intenso, a ocorrência de temporais com descargas elétricas e ocorrência de granizo torna-se comum nesta época do ano.
“Justamente por isso, pedimos que todos acompanhem os avisos emitidos pela Defesa Civil em nossas redes sociais e por meio do SMS. Estamos de prontidão trabalhando no monitoramento contínuo, para trazer respostas rápidas aos municípios que eventualmente possam ser atingidos por eventos adversos”, completou.