telemedicina

fesmate

SC tem transmissão comunitária da Ômicrom e 41 casos já confirmados

Avatar photo
O primeiro caso da variante ômicron do coronavírus foi confirmado em Santa Catarina em 21 de dezembro.

variante ômicron do coronavírus já circula por Santa Catarina, confirmou nesta quinta-feira (30) a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado (Dive). São 41 casos confirmados. O estado também tem 152 suspeitas da variante em investigação.

transmissão comunitária, que confirmou que a mutação do vírus circula no estado, ocorre quando os pacientes são infectados mesmo sem terem viajado ou terem tido contato com pessoas que tenham ido recentemente para fora do estado, explicou a Dive.

Considerando que o Estado já tinha confirmado 3 casos até o dia 27 de dezembro, Santa Catarina confirma agora mais 41 casos da variante Ômicron, sendo 1 de residente no município de Maringá (Paraná) e 40 residentes em Santa Catarina.

Segundo a Dive, 23 casos aguardam sequenciamento pela Fiocruz/RJ, e outros 129 casos foram identificados, elevando o número de casos sugestivos da variante Ômicron para 152. Os casos novos serão encaminhados para FIOCRUZ/RJ para realização de sequenciamento.

Os casos confirmados da variante ômicron são de moradores de:

  • Florianópolis – 29 casos
  • Biguaçu, na Grande Florianópolis – 2 casos
  • Palhoça, na Grande Florianópolis – 2 casos
  • São José, na Grande Florianópolis – 2 casos
  • Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis – 1 caso
  • Balneário Camboriú, no Litoral Norte – 1 caso
  • Camboriú, no Litoral Norte – 1 caso
  • Jaraguá do Sul, no Norte – 1 caso
  • São Francisco do Sul, no Norte – 1 caso
  • 1 morador de Maringá, no Paraná

O primeiro caso da variante ômicron do coronavírus foi confirmado em Santa Catarina em 21 de dezembro pela Dive. O paciente, de 66 anos, é morador de Jaraguá do Sul, no Norte do estado, e foi infectado em uma viagem à África do Sul no início de dezembro.

O diretor da DIVE/SC, João Augusto Brancher Fuck, alerta para que a população reforce os cuidados sanitários básicos para evitar a transmissão da Covid-19.

“O esquema vacinal contra a Covid-19 deve ser concluído por todos os catarinenses aptos a receber as doses. O uso de máscaras, manter os ambientes ventilados, lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar álcool gel 70%, são medidas que ajudam na prevenção para evitar a disseminação do vírus, além de evitar aglomerações”, enfatiza o diretor.

Variante Ômicron
A variante Ômicron foi detectada pelo Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD) em 25 de novembro de 2021 a partir de amostras retiradas de um laboratório cerca de dez dias antes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), já se sabe que a Ômicron é uma variante altamente transmissível e com grande número de mutações. Sinais e sintomas mais comuns: cansaço extremo, dores pelo corpo, dor de cabeça e dor de garganta.

Notícia Anterior

TRÂNSITO
Veículo de Três Barras causa acidente na BR-280 em Rio Negrinho

Próxima Notícia

Motorista fica encarcerado em acidente na BR-280 em São Bento do Sul