natal_canoinhas

tres_barras

Fapesc completa 25 anos de apoio à ciência, tecnologia e inovação de SC

Avatar photo
A Fapesc é o órgão do Estado de Santa Catarina responsável pela execução da política catarinense de CTI – ciência, tecnologia e inovação.

LEIA TAMBÉM

No próximo domingo (9), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) completa 25 anos da sua criação.

São inúmeros programas e projetos realizados ao longo dos anos, em apoio a diversos setores do ecossistema de CTI (ciência, tecnologia e inovação) além da concessão de bolsas de estudos acadêmicas e profissionais.

Em 2021 foi registrado um investimento de R$ 153.467.400,00. Outro destaque de 2021 foi o número de editais. A Fapesc bateu um novo recorde, pelo segundo ano consecutivo: chegou a 50 chamadas públicas.

Em 2020, a quantidade já havia sido inédita, com 34. “Esse número significativo de editais reforça a importância que a ciência, tecnologia e inovação tem para o Governo do Estado e para a Fapesc”, afirmou o presidente Fábio Zabot Holthausen.

A FUNDAÇÃO

A Fapesc surgiu em 1997 como Fundação de Ciência e Tecnologia. Na época, manteve a sigla Funcitec, que remetia ao Fundo Rotativo de Fomento à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, de 1990. 

O nome Fapesc surgiu pela primeira vez em 2005, quando houve a alteração das atribuições e a mudança na nomenclatura. Em 2011, foi incorporado o termo inovação, chegando à denominação usada até hoje: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. 

Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), a Fapesc é o órgão do Estado de Santa Catarina responsável pela execução da política catarinense de CTI.

“A Fapesc, ao longo dos 25 anos, incentivou todas as ideias, as pesquisas e as vocações catarinenses que tenham base em inovação, ciência e tecnologia. A fundação ajudou a consolidar Santa Catarina como o estado mais inovador do país, conquistando a posição de ser protagonista da inovação”, afirmou o secretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDE), Luciano Buligon.

“Nos últimos anos, recebeu do governador Carlos Moisés a função ainda maior de ser o braço executivo da inovação da SDE, que tem como um dos seus pilares de sustentação a inovação”.   

Notícia Anterior

NOVA VARIANTE
Primeira morte pela Ômicron no Brasil é registrada em Goiás

Próxima Notícia

BOMBEIROS
Trabalhador sofre choque elétrico em cima de telhado metálico, no Planalto Norte

VOCÊ VIU?