O empresário e ex-assessor do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, Airton Antonio Soligo, de 57 anos, conhecido como Airton Cascavel, foi preso em Boa Vista, Roraima, nesta terça-feira (8) pela Polícia Civil de Santa Catarina.
Ele é suspeito de estuprar uma jovem em Joinville. A denúncia contra o suspeito foi feita a partir de uma ligação realizada pelo telefone 181. O crime teria ocorrido em 2017 e praticado contra uma jovem de 18 anos, à época. Após a investigação, a Polícia Civil pediu a prisão preventiva do empresário.
Conforme as investigações, o abuso sexual ocorreu na casa da mãe do empresário, que mora na cidade catarinense. A vítima trabalhava como cuidadora da mãe do investigado.
Soligo já é réu em um processo por suspeita de estuprar uma criança da própria família.
Ao aceitar a denúncia do Ministério Público, em setembro de 2021, a Justiça imputou ao empresário as acusações de estupro contra vulnerável, com o aumento da pena em razão do acusado ser parente da vítima. O caso está em segredo.
Airton Cascavel era homem de confiança do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, e apontado como “ministro de fato”. Ele teria supostamente participado de reuniões sem exercer cargo oficial no Ministério da Saúde.
Cascavel foi ouvido como depoente na CPI da Covid-19 que investigou possíveis erros e até mesmo esquemas de corrupção na condução do governo federal na crise da pandemia do coronavírus.