tres_barras

refis

Massas de ar frio podem chegar mais cedo em SC devido a La Niña

Avatar photo
A previsão para o trimestre é de chuva abaixo da média e mal distribuída em todas as regiões do Estado.

LEIA TAMBÉM

Os amantes do inverno podem comemorar: massas de ar frio estarão em avanço por Santa Catarina mais cedo este ano, segundo a a Epagri/Ciram.

O outono começa às 12h33 do dia 20 de março e vai ter temperatura próxima à média. O destaque fica para ocorrências de amplitude térmica: os dias devem ter temperatura baixa na madrugada e amanhecer, e mais alta (calor) à tarde.

Desta forma, persistem os episódios isolados com geada nas áreas altas do Planalto Sul, mais frequente e abrangente no estado no decorrer de abril com a chegada das primeiras massas de ar frio em Santa Catarina, que podem chegar mais cedo neste ano devido a La Niña.

Por outro lado, também são esperados dias consecutivos de temperatura elevada (acima de 30ºC), especialmente no mês de maio, caracterizando os veranicos.

A previsão para o trimestre é de chuva abaixo da média climatológica e mal distribuída em todas as regiões de SC. No entanto, nos primeiros 10 a 15 dias de março, o indicativo é de chuva significativa e frequente no estado, especialmente do Planalto ao Litoral.

A previsão indica a passagem de pelo menos duas frentes frias, influência de cavados (áreas de baixa pressão) e convecção isolada associada ao aquecimento do dia (característica do fim do verão).

Em março diminuem as chuvas de verão (chuva convectiva) e, principalmente a partir da segunda quinzena, as frentes frias chegam ao Sul do Brasil, sendo elas responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina.

No fim do verão o destaque ainda é alta a incidência de temporais localizados com raios, granizo e ventania em SC. Por vezes ocorrem acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo.

A partir de março ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.

Notícia Anterior

ABANDONO DE INCAPAZ
“Por favor, cuidem dela”, diz carta encontrada com bebê em caixa de papelão

Próxima Notícia

CONFLITO NO LESTE EUROPEU
Rússia diz que 498 soldados morreram; Ucrânia diz que foram 7 mil

VOCÊ VIU?