refis

tres_barras

Com superlotação de hospitais, SC decreta emergência na Saúde

Avatar photo
No momento, segundo a SES, 23 pacientes, incluindo cinco bebês, aguardam na fila de espera por um leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

LEIA TAMBÉM

O governo de Santa Catarina decretou situação de emergência na saúde nesta sexta-feira (3). A decisão ocorre por conta do cenário de superlotação nos hospitais e a sobrecarga na saúde devido ao aumento do número de casos de síndrome respiratória no Estado.

Segundo o painel de leitos, atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), das 1.049 vagas classificadas de UTI no Estado, 1.017 estavam ocupadas, representando 96,9% do total.

O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (3), em entrevista coletiva concedida pelo secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto e o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.

O decreto possibilita uma agilidade nos processos de aquisição de equipamentos e contratação de pessoal para abertura de leitos de UTI e de retaguarda, além de apoio aos municípios, promovendo uma ação imediata.

A partir da publicação do decreto, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) estabeleceu duas portarias para auxiliar os municípios na ampliação do atendimento da Atenção Básica à população. Os repasses para apoio ao enfrentamento a doenças respiratórias serão realizados de forma única e proporcional de acordo com o número de habitantes de cada município.

A intenção é que os municípios ampliem os horários de atendimento das unidades da atenção básica e que fortaleçam também as estratégias de vacinação, que devem incluir a busca ativa principalmente de criança, adolescentes, gestantes, puérperas e portadores de comorbidades.

Além disso, as instituições hospitalares que disponibilizarem novos leitos de UTI pediátrico e neonatal, específicos para atender à situação de emergência, terão um custeio diferenciado.

O apoio ao enfrentamento da dengue também está previsto na portaria de forma a incentivar a ampliação das ações de vigilância, prevenção e atenção à saúde.

O Estado promoverá um aporte financeiro para os municípios com valores diferenciados para aqueles municípios que estão em situação epidêmica. Em 2021, foram 7 óbitos por dengue no Estado e, até momento, em 2022, já foram confirmados 54.

Ampliação das UTIS

A SES segue trabalhando no alinhamento da abertura de novos leitos de UTI e retaguarda no Estado. Estão previstos para os próximos dias 10 leitos de UTI adulto, 6 de UTI neonatal e mais 8 de cuidados intermediários pediátricos. Até o momento, já foi acordada a abertura de 77 leitos, que acontecerão de forma escalonada.

Notícia Anterior

ELEIÇÕES 2022
A partir de domingo (5), Justiça Eleitoral vai disponibilizar lista de devedores de multa eleitoral

Próxima Notícia

AUXÍLIO DO GOVERNO
SC tem 290 mil pessoas com deficiência, mas só 50 mil recebem BPC

VOCÊ VIU?