festival

Santa Catarina confirma primeiro caso da variante XQ do coronavírus

Avatar photo
Uma criança de Joinville também teve confirmada contaminação por uma outra subvariante da Ômicron.

LEIA TAMBÉM

Florianópolis confirmou o primeiro caso da variante XQ da Covid-19 nesta sexta-feira (3). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de uma mulher de 32 anos, que começou com os sintomas em maio. Não foram identificados casos secundários. 

Esse é o primeiro caso em Santa Catarina, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

Conforme a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a cepa apresenta uma mistura do genoma de duas linhagens da Ômicron, BA.1 e BA.2.

De acordo com a Dive, a mulher apresentou sintomas leves, como perda de paladar, olfato, dor de cabeça, irritação na garganta e fadiga, e não chegou a ser hospitalizada. 

A paciente tem registro de vacinação e histórico de viagem para Brasília no mês de abril. A coleta da amostra para o teste, conforme o órgão, ocorreu em 4 de maio, sendo encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC). O sequenciamento genômico foi feito pela Fiocruz.

Variante BA.2.12.1

Outra subvariante da Ômicron identificada no estado é o caso de uma criança de 9 anos de Joinville, no Norte catarinense, que não tem registro de vacina.

O paciente registrou sintomas leves, como coriza e tosse. Após o exame, feito em 11 de maio, a amostra foi encaminhada para sequenciamento na Fiocruz, confirmando a contaminação, na terça (31).