Uma rua em São Bento do Sul, no Norte catarinense, segue interditada com alerta de desmoronamento nesta quinta-feira (16), segundo a Defesa Civil. O laudo que vai indicar o motivo da erosão deve ser divulgado até segunda-feira (20). Uma família precisou deixar a casa onde morava.
Segundo a prefeitura, os moradores conseguiram retirar parte da estrutura de madeira da residência para usar em uma nova construção. Outras casas da Rua Jaraguá do Sul, onde a situação aconteceu, não foram afetadas.
Segundo o diretor da Defesa Civil de São Bento do Sul, Vilmar Kravec, o órgão garantiu auxílio necessário para que a família saísse em segurança.
Ele informou, ainda, que uma equipe das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) precisou fazer a retirada de postes de energia elétrica no local. A Samae, empresa responsável pela distribuição de água na cidade, também fez alterações nas tubulações.
O geólogo da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), Aharon Barreiro, esteve na rua para fazer a vistoria técnica da área na segunda-feira (13). Ele contou que, em uma semana, o trecho já desceu mais de um metro.
“Além disso, rachaduras no barranco a cima da rua também já foram identificadas, demonstrando que toda essa parte do solo deverá vir abaixo”, explicou.
Em vídeo, gravado na última semana, Vilmar Kravek mostrou a situação da rua, nas proximidades da casa interditada, quando a área ainda havia cedido apenas 40 centímetros (assista abaixo).
A rua está interditada desde a primeira vistoria, em 6 de junho, tendo sido proibida a circulação de carros e de pedestres. A prefeitura não informou qual a previsão para liberar o local.