Partido Liberal (PL) anunciou oficialmente Jair Bolsonaro (RJ) como candidato à reeleição à Presidência da República, na manhã deste domingo (24).
A confirmação ocorreu durante a convenção nacional do partido, no Maracanãzinho, no Rio. A chapa será formada com o general Braga Netto como candidato a vice-presidência.
O candidato é o primeiro presidente que concorre à reeleição com um vice diferente da eleição. Também é o primeiro que forma “chapa pura”, ou seja, tem um vice-presidente que integra o mesmo partido.
Apoiam o atual chefe do executivo cinco partidos da sua base governista. São eles: Republicanos, PP, PSC, PTB e Patriota. Além disso, terá palanques estaduais de partidos como MDB, PSD e PSDB.
No Brasil, desde que o instrumento da reeleição foi instituído, em 1997, todos os presidentes que concorreram ao segundo mandato foram eleitos.
Neste ano, no entanto, Bolsonaro aparece na segunda colocação no agregador de pesquisas de intenção de voto com 29%, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que soma 46%.