telemedicina

Ciro Gomes participa de entrevista ‘amistosa’, na Rede Globo

Avatar photo
Candidato fez críticas ao centrão e disse que abrirá mão da reeleição, caso eleito.

A entrevista do presidenciável Ciro Gomes (PDT) ao Jornal Nacional, da TV Globo, foi apontanda como “amistosa” nas redes sociais, com comentários de políticos e artistas.

Amistosa em comparação a sabatina feita na segunda-feira (22), pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos, ao presidente, e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro. O clima entre Ciro e os entrevistadores foi menos tenso em relação à entrevista realizada ontem.

Em 40 minutos, Ciro se concentrou em explicar a viabilidade das propostas de seu plano de governo. Foi questionado sobre como financiá-las e como obter apoio do Congresso, dada a ausência de alianças de sua candidatura com outros partidos.

Fez críticas ao centrão e disse que abrirá mão da reeleição, caso eleito, para que haja renovação de poder e para facilitar negociações com o Congresso. Ele acrescentou, como argumento, o fato de que nunca tentou se reeleger governador do Ceará, cargo que exerceu entre 1991 e 1994.

Ciro atacou a “polarização odienta” entre Lula e Bolsonaro e disse que tenta combater isso desde 2018. Afirmou que, caso seja eleito, as principais decisões do país serão adotadas após a realização de plebiscitos, no entanto, declarou que o uso de plebiscitos não tem finalidade populista e fez críticas à ligação do PT com regimes autoritários de esquerda na América Latina.

Anunciou que planeja um programa social de renda mínima, junto de um novo modelo de previdência social.

A Rede Globo publicou a conversa com Ciro Gomes na íntegra no site do JN aqui.